sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A message for you




Guy Bourdin (Lê-se Gee) é um fotógrafo francês, famoso no mundo todo e cuja obra é imensa.
Eu obtive algumas informações sobre o fotógrafo no blog Café pour deux, esse é um blog escrito em português e francês, por um simpático francês chamado Flow e que vive em São Paulo. Ele nos diz que o objetivo do seu blog é simples: falar de tudo que ele gosta. Eu achei que ele tem bom gosto. Vá lá: www.blig.ig.com.br/cafepourdeux.
Então, segundo Flow, o Bourdin nunca gostou de divulgar seus trabalhos fora da mídia, o meio para o qual eles foram feitos. Por exemplo, ele considerava que se era para uma revista (em algum outro lugar eu li que ele fotografou durante anos para a Vogue francesa) não era para ser exposto em galeria. Bourdin (1928-1991) também queria que todos os negativos das fotos que ele tirou fossem queimados após sua morte. (Tudo indica que isso não aconteceu, graças!) A verdade é que várias de suas fotos são até hoje pouco conhecidas, ou mesmo desconhecidas. O fato é que ele foi um fotógrafo de moda que ultrapassou, por sua criatividade, esse status e seu trabalho é pura arte. Como é possível observar, as roupas das modelos é o que menos importa nas fotos! ;-D
Pois bem, a galeria Wapping Project, em Londres, montou uma exposição chamada Unseen Guy Bourdin, em colaboração com a casa de leilão Phillips de Pury. Foram expostas 32 imagens inéditas, na capital inglesa, em julho passado.
Agora essa exposição acontece em São Paulo! \o/
Aqui ela é chamada A Message for you.
Hoje é a abertura. A partir de amanhã, é só passar no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), que fica na Av. Europa, ao lado do MIS, e ver de perto. Eu quero ir.






4 comentários:

  1. Adoro fotografia de moda, e ele eu não conhecia. Se der quero ver tb.

    ResponderExcluir
  2. Mmmmmh Josafá...as fotos são de uma beleza fantástica e perturbadora.

    S.O.S telefônico é sublime e puro dramatismo !. Muito belo... Obrigado pela possibilidade de aprender e pela sensibilização a respeito de este arte.

    Un abraço !

    ResponderExcluir
  3. Enric,
    É verdade, não é mesmo? Beleza fantástica e perturbadora: e o cara também estava falando de moda! :-D
    Essa do SOS telefônico é a que mais gosto, também...
    Eu é que agradeço muito pela sua visita e seu comentário.

    ResponderExcluir