sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jeff Koons






Jeff Koons vive e trabalha em New York.
Seus trabalhos têm sido exibidos em importantes museus: Museum of Modern Art (New York), Whitney Museum of American Art (New York), Guggenheim Museum (New York), The National Gallery (Washington), Hirshhorn Museum (Washington), San Francisco Museum of Modern Art (San Francisco), The Eli Broad Family Foundation (Santa Monica), Tate Gallery (London), Stedelijk Museum (Amsterdam), Tokyo Metropolitan Museum (Tokyo).
Eu não o conhecia! ;- (
Acho, até mesmo, que ele nunca andou por aqui.
No entanto, ele é bastante conhecido pelo mundo afora, principalmente devidos às suas esculturas, como esse imenso Puppy que foi exibido em frente ao Rockefeller Center (entre outros lugares) e que está instalado, permanentemente, no Guggenheim Bilbao; e também essas outras que remetem a conhecidos balões e que estiveram, por exemplo, no teto do Metropolitan Museum, em New York, no ano passado.
Eu considerei o seu trabalho provocativo, sobretudo por se apropriar do imaginário essencialmente pop e, assim, deslocar certos elementos do kitsch e, como tantos outros já fizeram, sugerir insights, objetos de reflexão, e mesmo o despertar de nossa emoção. A característica que me chama mais a atenção no seu trabalho é que ele proporciona diversão. \o/
Visitar o seu site, por exemplo, é um deleite. Ali, seus projetos são divididos em diversas "categorias" e ficamos conhecendo-lhes os títulos, por sinal, bastante sugestivos.
http://www.jeffkoons.com/







2 comentários:

  1. Valha-me Deus! Jeff Koons... ¡ eu tampoco o conhecia!...
    Muito interesante e eu voi a indagar un poco mais a respeito de este original artista.

    Portanto obrigado por delatar, uma vez mais, o culpado de genialidad !

    Un abraço,
    Enric

    ResponderExcluir
  2. Enric,

    É algo mesmo para exclamar: Valha-me Deus! rsrsrs
    Pode deixar que, no que depender de mim, estarei aqui sempre delatando esses culpados geniais. ;-D

    ResponderExcluir