terça-feira, 4 de agosto de 2009

Artemídia e Linguagens Digitais


A partir de sexta-feira, 7 de agosto, irá acontecer um evento muito interessante em São Paulo: O Acta Media 7 -Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais.
Trago as informações sobre o evento e que encontrei no site da Casa das Rosas:
O objetivo deste evento é investigar práticas discursivas, culturais, linguísticas e midiáticas que revelem a presença do entrelaçamento entre o virtual e o real, entre a linguagem e a realidade, entre representações e objetos, de modo a proporcionar um discurso abrangente sobre o conceito expandido de cíbrido. Embora descrito por Peter Anders como a ampliação da membrana entre o digital e o real, o conceito de cíbrido pode ser reelaborado para incluir a inter-relação entre a virtualidade, a linguagem, a imaginação e seus homólogos físicos, presenciais e atualizados. Este encontro em São Paulo visa complementar os trabalhos iniciados no Simpósio "Languages and Cultures in Cybrid Practices", realizado em 15 e 17 de abril de 2009, no Monroe Park Campus da VCU, em Richmond, Virginia, EUA. De 7 a 12 de agosto de 2009, pesquisadores estarão reunidos para avaliar passos já trilhados, planejar publicações em inglês e português, avaliar novos projetos, temas, eventos e intercâmbios para os próximos anos que possam dar continuidade à parceria entre a Universidade de São Paulo e a Virginia Commonwealth University (VCU).

Eu daria destaque a essa primeira conferência e que acontecerá lá mesmo, na Casa das Rosas, na sexta-feira, 07 de agosto, às 18:30 horas:

O cíbrido nos processos sociomaquínicos: identidades cíbridas. Por Artur Matuck

O Artur Matuck (São Paulo, 1949) é a pessoa que aparece com máscara nessa imagem e em frente ao "Castelinho da Rua Apa". Tal imagem pertence ao seu projeto Imaging Sao Paulo: Castelinho da rua Apa. Há toda uma descrição, em inglês, desse projeto inovador, no endereço: institute.emerson.edu/.../sao_paulo/index.html
Ele é formado em artes pela ECA/USP e fez pós-graduação em artes visuais pela Universidade da Califórnia, em San Diego, depois de ter obtido uma bolsa da Fundação Fullbright para fazer uma pesquisa sobre o copyright na Universidade de Iowa. Matuck é um artista multimídia, videomaker, performer e escritor. Em 1991, desenvolveu o projeto Reflux, na Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh, e um outro sobre escritura alterada por computador, na Universidade da Flórida, em Gainesville.
No Brasil, Matuck foi um dos pioneiros em arte-comunicação: apresentou, inclusive, a videoinstalação Alpha Centauri Stelo Binara, na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983).
Mais informações sobre esse artista podem ser encontradas na enciclopédia Itaú Cultural Arte e Tecnologia: http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Artur+Matuck
E veja só a descrição do tema da Conferência, segundo o site da Casa das Rosas:

Nossa atuação no mundo físico e nossa presença sígnica no ciberespaço interatuam, redefinindo-nos como seres copresentes, cooperantes e correpresentados. No futuro imediato, nossa identidade estará também vinculada à nossa representação virtual. Teremos uma presença atualizada nesta realidade emergente. Seremos híbridos – no físico e no ciberespaço – ou mais precisamente cíbridos, crescentemente duplicados, estendidos e interligados a dois mediaversos em constante interação.
Não é uma coisa absolutamente up to date?!
Mais informações sobre o evento: http://www.casadasrosas-sp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário