terça-feira, 25 de agosto de 2009

Grupo Madalena


Outro dia, eu estava assistindo ao programa Sr. Brasil, na TV Cultura. Quem apresenta o programa é o Rolando Boldrin, aquela simpatia de pessoa e o programa, como sempre, estava uma delícia. Nesse dia, o apresentador recebia um grupo de jovens que são da Vila Madalena, um bairro muito charmoso e simpático aqui de Sampa. Era o Grupo Madalena, formado por Lívia Bertini (voz), Guilherme Borges (Violão 7 cordas e Voz), Dudu Lellis (cavaquinho), Fabi Cantamessa (percussão), André Cantamessa (percussão) e Cacá Zulino (percussão).
No site do grupo, eles informam que Fabi e Borges é que lançaram a semente para que o grupo nascesse, em 2005, desejosos de reunir as grandes pérolas da música brasileira e, sobretudo, para manter acesa a chama de poetas do samba esquecidos hoje em dia.
A mim, o que pareceu-me ainda mais interessante, do que o bom gosto musical do grupo, as excelentes vozes e a sonoridade agradável e contagiante que eles produzem, foi o histórico do primeiro CD que lançaram. Trata-se também do primeiro CD de samba neutro em carbono do Brasil! \o/
O CD intitula-se "Grupo Madalena" e todas as emissões de gases estufa geradas nas etapas de gravação, masterização, industrialização e distribuição do 1º lote produzido foram totalmente compensadas por meio do programa Evento Neutro.
Assim, a emissão de 3,4 toneladas de CO2, originadas pelo consumo de energia elétrica e equipamentos de ar-condicionado nos estúdios, translados dos integrantes da banda e convidados durante as gravações, frete dos produtos e também decorrentes do processo de fabricação dos CDs, foram integralmente compensadas por meio do projeto FLORESTECA. Quando, então, serão plantadas 461 árvores ao longo de um ano, o equivalente a 2.786 m² de floresta.
Isso tudo parece demasiado singelo, eu sei. Mas não é dessas singelezas que o nosso mundo precisa afinal?

Quem quiser saber onde conferir o som dessa galera ao vivo, ou como comprar o CD, é só visitar o site: http://www.grupomadalena.com/

14 comentários:

  1. Josafá, querido, onde você obteve a informação de que o responsável pela neutralização das emissões de carbono é esse projeto floresteca?
    Estive no site da banda e não achei esta informação específica....

    ResponderExcluir
  2. ah, achei por outros meios, obrigada de qualquer forma, querido!

    ResponderExcluir
  3. Ai, vc me pegou! Li num site do qual não dei a fonte (eu que sou tão correto com isso...)
    Mas agora, para os interessados, a informação:
    www.eventoneutro.hostns.com.br
    Lá fiquei sagendo que o Projeto Floresteca é um projeto de Manejo Florestal Sustentável da espécie Tectonis grandis, no Estado do Mato Grosso,e que produz madeira certificada de TECA em conjugação com a conservação de trechos de mata nativa. A madeira é destinada ao mercado de construção sustentável. E que tem como principais benefícios adicionais: conservação de diversidade de fauna e flora local, geração de empregos adicionais aos moradores da região e diversificação dos postos de trabalho; qualificação de recursos humanos; melhoria da renda familiar na região.

    Achei tudo muito legal (em todos os sentidos).

    ResponderExcluir
  4. ops, querido, desculpe, não queria dar esse trabalho todo... Isso é que dar ficar falando sozinha no blog dos outros viu?
    Beijos

    ResponderExcluir