sábado, 22 de agosto de 2009

Elsa Mora




Eu gostei tanto dessa garota, do seu trabalho, mas sobretudo do modo como ela fala de si e, por isso, fiz uma adaptação para o português de tudo o que ela escreveu sobre si mesma, lá no seu blog.
Elsa Mora é também conhecida como Elsita. Ela é uma artista multimídia que vive em Los Angeles, Califórnia, com o marido Bill que é produtor de cinema e suas três crianças, uma delas é autista.
Ela tem 38 anos, mas diz aparentar 37. ;-D Nasceu em Cuba, de uma família pobre, mas, segundo ela, somente no sentido material da palavra. Desde criança, sua vida foi sempre muito rica de experiência devidos às pessoas fascinantes que conheceu, a começar por sua mãe, que, embora não tenha tido uma educação formal, aprendeu uma série de coisas que não se aprende na escola e tais lições foram passadas de mãe para filha.
Elsita deixou sua casa aos 15 anos para estudar fora, e graduou-se em uma Escola de Arte, em 1990. Ela diz que, como todo mundo, tinha a ilusão de ser uma artista famosa, por esse tempo. De uns tempos para cá diz apenas estar decidida a fazer coisas que expressem quem ela é, como vê o mundo e, também, que o que ela deseja é apenas ser feliz porque a vida é muito curta.
Quando tinha 19 anos, chegou a dar aula de arte, por dois anos, para pré-adolescentes, o que foi uma experiência excelente, mas precisou deixar o trabalho para por algum foco em si mesma. Também trabalhou em uma galeria, mas, então, não tinha tempo para se dedicar à sua própria arte, o que só podia fazer durante as noites. Quando se mudou para Havana, casou-se e depois divorciou-se, mas não se arrependeu dessa experiência, inclusive tem muito a agradecer a esse primeiro marido.
Em 2001, após o divórcio encontrou Bill, em Havana, e depois foram para Los Angeles onde vivem com as duas crianças do casal e um enteado. Descobriu, em 2007, que o filho Diego era autista, quando ele tinha apenas 2 anos e dois meses. Ela o considera um professor da família. Ama seu marido, que é um excelente produtor em Hollywood.
Atualmente, de seu estúdio, ela envia seu trabalho para galerias e museus de todo o mundo. Tem participado de mostras individuais e em grupo. Segundo Mora, seu trabalho é sobre a natureza humana, sobre o modo como somos e a maneira como interagimos com o outro, conosco e com o restante do mundo. Ela gosta de trabalhar com diferentes materiais: cerâmica, desenho, fotografia, instalação, ilustração e, desde de 2008, descobriu a magia do papercutting (que é essa técnica de criar desenhos com recortes). A artista tem um blog todo dedicado ao papercutting e diz estar fascinada por essa arte.
Em 2007, abriu sua loja on-line, a Etsy, e que está amando. É o seu "negocinho", o pequeno planeta de Elsita onde ela diz ser a Presidente, a Assistente e a "Carteira" (Post Office Girl). Segundo ela, através desse trabalho você pode reinventar a si mesma e, por isso, Elsita recomenda esse exercício.
Não deixem de ver o restante da sua obra. É incrível! http://elsita.typepad.com/about.html>

2 comentários:

  1. Incrível Josefá,
    incrível é la palavra que me vino a la mente !
    O trabalho de Elsa Mora muito limpido e cheio de simplicidade ¡cosa sempre tan e tan complicada de obter !

    O último disenho me recorda Frida Kahlo e, bom, simplemente gosto muito.

    Obrigado pela nova experiença de color !
    Saudações e um abraço !

    Enric

    ResponderExcluir
  2. Enric,
    Simplicidade, limpidez, e color: tudo o que precisamos não é mesmo?
    Que bom que vc gostou de Elsita.
    Agradeço muito pela pelo seu apoio a esse blog e pela sua sensibilidade em nosso mundo!
    um abraço grande

    ResponderExcluir