quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lucila Wroblewski



Quase perco essa exposição que entrou em cartaz na Caixa Cultural, aqui no Centro de São Paulo, em 28 de junho. Hoje, entrei no bonito edifício da Caixa e deparei-me com as paisagens mágicas da exposição Paisagens Silenciosas_Cor/Todas as coisas dão frutos, da fotógrafa Lucila Wroblewski. São 44 trabalhos em que se pode ver imagens que foram captadas no crepúsculo e à noite, em filme negativo colorido (120 mm), [é tão bonito de se ver ainda fotos de um filme, nesse nosso tempo em que todas são digitais...], a fotógrafa utilizou uma câmera Hasselblad, e concebeu suas imagens a partir da técnica do light painting. O efeito resultante é incrível. Antes de sabê-lo eu fiquei me perguntando: será que é montagem? Não, não é. É técnica aliada a um talento inconfundível.
A artista escreveu no Catálogo da Exposição:
A série de fotos Todas as coisas dão frutos faz parte do projeto Pàisagens Silenciosas. Ela se volta para a importância de todos os pequenos acontecimentos na nossa existência. Tudo tem consequências e desdobramentos, frutifica.
Três manifestações compõem a série:
Florescência_semente e o que brota dela, perpetuação da vida
Luminância_ luz que emana dos seres e das coisas
Vestígio_rastros e marcas que deixamos pelo caminho
Utilizo luz ambiente e iluminação com lanterna - light painting - que me permitem manipular o instante do registro fotográfico. Os imprevistos que surgem nesse momento, transfiguram o meu próprio olhar e subvertem o meu planejamento. Ao fotografar, mantenho a consciência no presente, me liberto das lembranças do passado e projeções do futuro.
É a última semana para quem desejar conferir os trabalhos de perto, a exposição fica em cartaz só até domingo e tem entrada gratuita.
Atenção, queridos de Brasília, em Setembro é a vez de vocês conhecerem esse trabalho de perto.



2 comentários:

  1. Realmente, as fotos são muito bonitas e diferentes.

    Parabpens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Bruno,
    Lá na exposição tem umas outras ainda mais bonitas e, sim, diferentes de tudo o que a gente já viu na vida! Pode acreditar.

    ResponderExcluir