terça-feira, 24 de agosto de 2010

Naomi Kobayashi revisitada

Em dezembro passado, eu apresentei aqui o trabalho de Naomi Kobayashi e não pude falar nada sobre a artista porque não posso ler japonês. Se você puder visite o site ;-p
Agora, encontrei novas imagens, provavelmente sua produção mais recente, que também desejo partilhar.
Acho tão feminino esse trabalho, no melhor sentido que pode ter o que é da ordem do feminino: profundo, incomum, sensível, portanto, pura poesia.

Vendo esse trabalho, lembrei-me que outro dia, alguém me falava em ilusão, no sentido daquela canção: Quem espera que a vida, seja feita de ilusão, pode até ficar maluco ou morrer na solidão...
E, é verdade, ilusão é fuga: quando não queremos perceber o mundo como ele se apresenta e nos iludimos, criando um mundo ou uma visão de mundo que melhor nos convenha.
Creio que há momentos em que é importante não termos também a ilusão de achar que o mundo é só isso que se vê: não, como nos diz outra canção, é um pouco mais, que os olhos não conseguem perceber e as mãos não ousam tocar, e os pé recusam pisar...

Acho que o trabalho de Kobayahi está nos falando desse "um pouco mais" que o mundo pode ser, ou ao menos do que nossa vida interior pode conceber acerca desse mesmo mundo. Enjoy it!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário