segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Eu sou fã de Vander Lee

Na sexta-feira, eu falei aqui do centenário de Adoniran e chamei à postagem Um menino de 100 anos. Ao criar um link para essa postagem no Facebook, um amigo comentou por lá: Viveu menino... morreu poeta. Só depois, entendi tratar-se de uma citação e isso porque ele, posteriormente, sugeriu-me que eu assistisse a um vídeo de Vander Lee no Youtube.
Fui ouvindo a canção Alma Nua e me emocionando, completamente. Ainda bem que eu deixei para ouvir a música, estando sozinho, no recôndito do meu quarto, uma vez que fiquei com o rosto banhado em lágrimas.
E, depois, fiquei pensando: Por que eu nunca tinha ouvido falar nesse mineiro, uai? Cheguei a pensar que isso se deu simplesmente porque a MPB não tem mais tanto espaço, na tv e no rádio, como já teve no passado... Contudo, hoje, conversando com uma amiga, ela disse-me que já ouvira Vander Lee e que suas músicas são tocadas no rádio, sim. Pode ser que esse seu depoimento não seja lá tão válido, porque ela é muito sofisticada, alternativa, descolada, enfim, não é qualquer pessoa, assim como aquele meu amigo que me apresentou a canção, e gente assim ouve o que tem de ser ouvido naquela única vez que toca no rádio e já ficam informados de uma preciosidade, enfim... Embora, pode ser que aconteça de eu também não estar ouvindo muito ao rádio. rsrsrs
De qualquer modo, eu me lembro que, quando criança, ouvia Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Elis Regina, Djavan, Maria Bethânia, Gal Costa, Ney Matogrosso, enfim, todos eles, os hoje ícones da MPB e isso se dava assim que uma joia de composição desses grandes compositores ou intérpretes saia do estúdio: ela vinha diretamente para nossas casas. Agora, talvez estejamos ouvindo menos rádio e a televisão, essa, definitivamente, não abre espaço para a MPB de qualidade, e, então, precisamos aguardar o tempo das nossas próprias relações, no meio virtual, para conhecer qualquer coisa nova, verdadeira e de qualidade na MPB.
O mais incrível é que Vander Lee não é alguém que começou agora, não senhor. Segundo a Wikipédia, o cantor e compositor nasceu em Belo Horizonte, em 3 de março de 1966 e começou sua carreira em barzinhos de seu estado, em meados da década de 80. Suas canções variam desde o romântico, passando pelo samba até a balada e rock mineiro. Ele já gravou com grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. Também compôs a música "Estrela", que foi gravada pela cantora Maria Bethânia e, além disso, teve a canção "Onde Deus possa me ouvir" gravada por Gal Costa.
Eu, se fosse você, verificaria se ninguém está por perto (caso você precise chorar como eu) e ouviria Alma Nua. A canção é um poema e ao mesmo tempo uma oração, como a Romaria, de Renato Teixeira. Nesse sentido, eu sou suspeito em falar, porque eu sou muito rezador...
Digo apenas que é uma composição como há muito eu não via na MPB. Assim sendo, a MPB está viva e seu nome atual é Vander Lee. Como podem ver virei fã do cantor. ;-D



Alma Nua
Vander Lee
Composição: Vander Lee

Ó Pai
Não deixes que façam de mim
O que da pedra tu fizestes
E que a fria luz da razão
Não cale o azul da aura que me vestes
Dá-me leveza nas mãos
Faze de mim um nobre domador
Laçando acordes e versos
Dispersos no tempo
Pro templo do amor
Que se eu tiver que ficar nu
Hei de envolver-me em pura poesia
E dela farei minha casa, minha asa
Loucura de cada dia
Dá-me o silêncio da noite
Pra ouvir o sapo namorar a lua
Dá-me direito ao açoite
Ao ócio, ao cio
À vadiagem pela rua
Deixa-me perder a hora
Pra ter tempo de encontrar a rima

Ver o mundo de dentro pra fora
E a beleza que aflora de baixo pra cima
Ó meu Pai, dá-me o direito
De dizer coisas sem sentido
De não ter que ser perfeito
Pretérito, sujeito, artigo definido
De me apaixonar todo dia
E ser mais jovem que meu filho
De ir aprendendo com ele
A magia de nunca perder o brilho
Virar os dados do destino
De me contradizer, de não ter meta
Me reinventar, ser meu próprio Deus
Viver menino, morrer poeta.

4 comentários:

  1. Merhaba Jo !

    Truena en la costa mediterránea y siento una sensación de vacio, de vacio eterno y cruel...

    Y no comprendo como puede ser que la idiotez del grandioso público (ese al cual se le debe todo y por el cua todo uno dará...) no haya tenido la "delicadeza" de "soltar" cuatro palabras de ovación hacia este grandioso cantante, este genial, profundo, "casi maternal" (por lo de visceral) cantante y compositor.

    Yo no quiero se uo más de esos imbéciles, de esos ineptos corregidores de textos anulados por la sesera de lo fácil, de lo simplemente caramelizado... "al dente", dirían los estúpidos gastrónomos que jamás masticaron una pasta casera en Sommacapagna... imbéciles sin cultura (y es que no comprendieron jamás lo que es un tomate, un to-ma-te! joder!)...

    Quedo prendado, quedo enamorado, quedo entregado a las palabras que son palabra que son palabras queson, palabras vivas... y quedo, de espaldas al mar, observando el brillo extraño de la vida, de los sentimientos no aniquilables, de la verdad absoluta que brota de esas heridas...

    Me encanta y me encanta y me enamora la obra y elñ "hecho" de Vander Lee. Y peinso que l mundo es un montón de estierco, una gran pira de porquería si no fueron capaces de detectar lo qu en esas palabras y en esa verdad que supura de esta acción artística: "...meu próprio Deus... morrer poeta" (idiotas que não compreendestes ou não destes dízimo ao sábio !).

    Para você, abraço en flamas... paixão e arte mágica !! E muito obrigadinho minha senhoria !!!

    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Enric, caríssimo,
    Fiquei muito feliz de você ter gostado tanto assim do cantante brasileiro: Vander Lee. Sobretudo, porque eu devo a você tantos novos conhecimentos em relação à música do mediterrâneo. Fico feliz de poder retribuir com alguma novidade desse lado do oceano e que, de verdade, vale muitíssimo a pena conhecer.

    Achei tão engraçado você falar da massa "al dente", dos to-ma-tes (você acredita que outro dia eu estava cortando um tomate e quase fiquei em crise? Isso se deu quando notei como faz lembrar o pulmão humano aquelas laterais onde ficam as sementes!)E que referência ótima essa tua, acerca da massa caseira de Sommacapagna, província de Verona. Vamos combinar que, de todas as pessoas que eu conheço, você é o único que deve ter experimentado tal prato na região proprimente dita. ;-D

    Gosto quando escreves dessa maneira. Considero que você deve estar muito bem humorado e isso é sempre tão bom, não é mesmo?

    Obrigado por esse seu comentário rico, e verdadeiro e apaixonado por tudo o que tem valor nessa vida: arte e sentimento!

    um abraço também em flamas. ;-D

    ResponderExcluir
  3. Realmente ele é muito bom mesmo... E a única radio que ainda toca MPB dessas qye você comentou é a Nova Brasil FM (89.7) e passa as músicas do Vander Lee. Por nome quando me foi "apresentado" eu não sabia quem era, mas já tinha ouvido suas músicas nessa rádio!!! #ficadica bjs

    ResponderExcluir
  4. Ka querida,
    Que bacana você comentando no meu blog. \o/
    Estamos com saudades, vc nunca mais apareceu!
    Certo, certo, vou sintonizar mais na Nova Brasil FM. Obrigado pela dica! ;-D
    beijos

    ResponderExcluir