terça-feira, 10 de agosto de 2010

Wandi Doratiotto


Eu me lembro quando o Wandi Doratiotto começou a fazer o programa Bem Brasil. Naquela época, tal programa acontecia lá na cidade universitária da USP. Eu, então, morava no Crusp e era uma delícia, no domingo de manhã, levantar-me, logo cedo, e ir assistir ao programa, ao vivo! De todos os que vi, achei inesquecível o que contou com a participação da Zizi Possi. Esse programa foi uma sensação e, ao menos para mim, isso também se devia ao seu apresentador e idealizador Wandi, com o seu bordão: “Paaaalco!”

Pois então, depois de se tornar conhecido como um dos integrantes do grupo musical Premeditando o Breque, o Premê, gravar inúmeros comerciais (o mais famoso deles consagrou aquele outro bordão “Não é assim uma Brastemp”), participar de filmes como Sábado, de Ugo Giorgetti (que eu acho maravilhoso) e apresentar toda semana o programa Bem Brasil na TV Cultura, há 15 anos, Wandi Doratiotto, agora, estreia na literatura.

Uma amiga foi naquele show que Wandi e outros artistas fizeram em homenagem ao Adoniram, nesse fim de semana, lá no Auditório Ibirapuera, e comprou o livro Haicais, do artista. O livro reúne 160 poemas, todos na consagrada forma de criação japonesa. Neles, temos uma fina e sensível observação do dia a dia, algumas vezes com toques de humor, ou propondo uma reflexão e, como nos é dito lá no seu site: nunca sem poesia.

Outra coisa muito bacana no livro é que o projeto gráfico e as ilustrações são de outro artista que eu adoro: Guto Lacaz.
Selecionei cinco dentre os que eu mais gostei:



Chamando a atenção pra si,
Falou alto o maconheiro:
- ih, esqueci...

Quer um sofrimento?
Reunião de chatos
no bar do momento.

Fruta-do-conde
Como pode?
Responde.

Digo e não sofismo:
até pra morte dá-se um jeito
depois do espiritismo.

Olha, a lua!
Toma,
é tua.

4 comentários:

  1. querido josafá, não sei se vc se lembra de mim, mas nos conhecemos no parlapatoes em uma sexta feira bem alcólica, por algum tempo roubei sua mesa, e vc não gostou muito... mas no final até me deu o seu blog para fuçar, adorei!!! muito interessante, alais ate o post sobre o mahler que vc me indicou. O haikai da lua, se é q oq é, achei lindo! Parabéns pelo blog!!! grande beijo manoela e juliana

    ResponderExcluir
  2. Claro que me lembro. Vocês são umas lindas!
    Que bom que vieram ao blog e melhor ainda que gostaram! ;-D
    Eu faço esse espaço com muito carinho e fico super feliz de estreitar relações por aqui.
    O lance da mesa foi meio engraçado, não é? Fui um tanto antipático, credo! Mas é que, pessoalmente, a gente nunca é tão bacana quanto ou como gostaria de ser. ;-)
    Tomara que a gente se cruze novamente por lá. Sempre que estou a fim de espairecer, vou ao Parlapatões, afinal, em que outro lugar eu iria encontrar gente linda e tão simpática quanto vocês duas?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Wandi é um cara muito importante pra nossa geração, nossa! Quanta coisa ele nos disse ou fez dizer pela primeira vez! Desde o Premê, muito desvendamento, né? E sempre com um humor simples, elegante. Estou doida pra conhecer mais dos haicais. Tomara que Wandi veja este post,acho que vai curtir muito.

    ResponderExcluir
  4. Que legal dizer "muito desvendamento", Lu.
    Sim Wandi é simples, elegante, com humor e tudo isso desvenda mesmo sem querer. rsrsr

    ResponderExcluir