segunda-feira, 21 de junho de 2010

As Florestas Encantadas de Leonora Weissmann



Eu achei essas telas de Leonora Weissmann tão verdadeiras! Esses retratos (inclusive o autorretrato, na imagem ao lado) nos fazem pensar que a artista sente um profundo respeito pelas personagens que retrata, uma vez que ela buscou captar-lhes algo da alma e isso é visível em cada uma delas, até mesmo nas imagens das paisagens tão somente.
Já as pessoas são comuns e incomuns ao mesmo tempo.
Aliás, nesse mundo em que vivemos, tão distante da pintura, ou seja, em que as imagens são captadas tão somente na urgência de um impulso e pelo auxílio de um equipamento digital qualquer, tais quadros revelam uma autenticidade impar.
Penso que isso talvez se deva pelo fato de, sim, estarmos diante de um trabalho em que alguém propõe ainda um registro de imagens pela pintura. Acredito que a técnica da pintura é que garante um resultado tão poético da natureza e/ou da figura humana em meio a ela. A meu ver, esse suporte acabou por permitir essa sugestão de encantamento que está presente no título da exposição e que foi, perfeitamente, capturada pela sensibilidade da artista, para deleite do observador.
No seu blog, ficamos sabendo que, além de pintora, Leonora é cantora. Quem vivencia mais de uma expressão artística só pode  mesmo nos proporcionar experiências encantadoras. ;-D
Uma última informação preciosa: visitar os sets do Flickr da artista é um encantamento a parte. Achei incríveis outros de seus trabalhos como, por exemplo, os desenhos em nanquim. Sobretudo, as imagens dos santos barrocos, dos quais a artista, como boa mineira,  não podia se furtar a dar notícia.

Quem quiser visitar a exposição Florestas Encantadas,  de Leonora Weissmann, poderá fazê-lo, na Galeria Horizonte, até 30 de junho.
De segunda a sexta-feira das 10h às 19 h.
Sábado das 10h às 13h.

A Galeria Horizonte fica na Rua João Lourenço, 79 - Vila Nova Conceição- São Paulo (Tel: 11 3044-1057).

4 comentários:

  1. Querido Josafá! Sim, vou te chamar de querido,
    Me deparei com suas sinceras e carinhosas palavras sobre minha exposição!
    Quanta delicadeza e fortes comentários!
    Concordo com tudo que disse sobre a necessidade de algumas imagens se darem através da pintura.
    Muito obrigada! Parabéns pelo blog!
    Abraço!
    Leonora

    ResponderExcluir
  2. Leonora, querida,

    Fico tão feliz de poder compartilhar minhas impressões com as pessoas e, sobretudo, de recomendar que as pessoas vejam trabalhos como o seu: arte de verdade! São essas trocas que nos fortalecem e auxiliam a que nos sintamos querendo bem viver nesse mundo e, isso porque nos sentimos queridos. Obrigado pelo comentário. Quero poder acompanhar o desenvolvimento de seu trabalho, me avise sempre que tiver uma nova exposição. Ok?
    bj ***

    exposição

    ResponderExcluir
  3. Dizem que aquilo que tanto buscamos um dia nos econtrará, fiquei feliz em conhecer os trabalhos dessa artista Leonora Weissmann, indicada por uma amiga minha que percebeu o que eu buscava na Arte da pintura. Parabéns Leonora seu trabalho é uma obra prima.

    ResponderExcluir