terça-feira, 22 de junho de 2010

Save the Whales

Quando eu era adolescente eu tinha uma T-shirt com a seguinte frase escrita em letras gigantescas: Save the Whales. Era a década de 80 e a preocupação com as baleias era uma realidade inexorável: elas estavam próximas da extinção. Já faz algumas semanas que recebi um e-mail do pessoal da Avaaz,org contando algo muito grave, que a conquista da proibição à caça às baleias está correndo sérios riscos.

Estão querendo voltar a permitir a caça às baleias ! ;-p


Eu assinei a petição urgente da Avaaz.org pela proteção das baleias.

Para entender o que acontece Leia mais abaixo e participe:
Assine a petição

Caros amigos,
Agora mesmo a Comissão Baleeira Internacional (IWC) está se reunindo no Marrocos para a votação final que poderá legalizar a caça comercial às baleias pela primeira vez em uma geração.
O resultado depende de quais vozes serão ouvidas de forma mais clara nos momentos finais: o lobby pró-caça ou cidadãos do mundo?
Mais de 1 milhão de pessoas já assinaram a petição para proteger as baleias – é hora de conseguir 1,5 milhão! A equipe da Avaaz já está no Marrocos colocando outdoors, anúncios de primeira página em jornais e um marcador gigante mostrando as assinaturas na petição. Tudo para garantir que os delegados, desde o momento em que descerem do avião até a hora da votação, vejam a nossa mensagem: que o mundo não aceitará um massacre de baleias.
Graças a um chamado global, muitos governos já se comprometeram a irem contra a proposta. Cada vez que a petição da Avaaz ganhou 100.000 nomes, ela foi enviada para a Comissão Baleeira Internacional e governos chave. Alguns, como a Nova Zelândia agradeceram a todos nós que assinamos.
Mas a pressão do outro lado é incansável. Outros governos, especialmente na Europa e América Latina podem se abster... ou até mesmo apoiar a proposta. Portanto, o resultado da votação é ainda incerto.
Pressão popular é a nossa melhor chance. Afinal de contas, foi um movimento social global, na década de 80, que conseguiu banir a pesca comercial de baleias, que nós agora estamos tentando proteger. O acesso à reunião foi limitado, portanto, esta poderosa petição é a nossa chance vital para canalizar a pressão pública nas 72 horas finais da votação.
Depois que a proibição global foi imposta à caça comercial de baleias, o número de baleias mortas todo ano caiu de 38.000 para poucos milhares. Isso é apenas uma prova do poder da humanidade em seguir o caminho certo. Enquanto lidamos com outras crises atuais, vamos valorizar este legado de progresso – nos unindo agora para proteger nossos vizinhos majestosos e inteligentes neste frágil planeta.

Com esperança,
Ben, Ben M, Maria Paz, Ricken, Benjamin, David, Graziela, Luis e toda a equipe Avaaz

2 comentários:

  1. Querido, li sua postagem e lembrei deste vídeo... sei que você entenderá como uma propaganda pôde me emocionar a ponto de eu querer partilhá-la com você:

    http://www.youtube.com/watch?v=Qo-ApQywSUo

    Beijinhos,
    Li

    ResponderExcluir
  2. Lilian,

    Que coisa mais linda! Eu chorei muito. Você tem toda razão é pura emoção esse filme. Nossa! Vale por mil manifestos, não é mesmo?

    Atenção: Recomendo a todos. Assistam! ;-D

    http://www.youtube.com/watch?v=Qo-ApQywSUo

    ResponderExcluir