quinta-feira, 24 de junho de 2010

Keith Haring Selected Works

Eu recebi uma informação preciosa essa manhã by e-mail. Teremos uma exposição de Keith Haring, com trabalhos inéditos no Brasil, e que marca os 20 anos da morte do artista.
Eu sou fã confesso de Keith Haring e admiro imensamente toda a sua trajetória. Estou tão emocionado em saber da exposição que nem posso dizer mais nada! ;-o
Assim sendo, para os fãs absolutos de Haring, como eu, a excelente notícia:
A partir de 31 de julho teremos a exposição KEITH HARING - Selected Works, com 94 obras de Keith Haring (1958-1990) nunca vistas no Brasil. Sua obra, que até os nossos dias influencia a arte urbana, ficará em cartaz até 5 de setembro, na Caixa Cultural São Paulo. Depois, seguirá para o Rio de Janeiro, de 28 de setembro a 14 de novembro, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Selected Works revelará a obra do artista ícone da cultura underground da Nova Iorque dos anos 80 por meio de: 55 serigrafias, 9 gravuras, 29 litografias e 1 xilogravura.
A exposição percorrerá dois estados e tem curadoria da americana Sharon Battat, responsável por projetos relacionados à arte, moda e publicidade. Ela nos diz que foram selecionados trabalhos do Keith Haring que nunca foram vistos por aqui e que ele tinha uma estreita ligação com o Brasil. Além disso, serão expostos artigos pessoais como seu passaporte, skates desenvolvidos por ele, fotos e vídeos pessoais de Haring no Brasil e até seus pares de tênis. ;-D 
Haring participou da Bienal de São Paulo de 1983, mas também esteve no Brasil em outras ocasiões. Ele costumava frequentar a casa de um amigo em Ilhéus (BA), o também artista Kenny Scharf.. Durante a exposição serão exibidos dois documentários: The Universe of Keith Haring (direção de Chistina Clausen) e Drawing the line (direção de Elisabeth Aubert).
Segundo a assessoria de imprensa, há chance de a exposição chegar a outras cidades, principalmente em Salvador. Na capital baiana existem, aliás, dois raros painéis de Haring. Um deles deverá ser restaurado, de acordo com um programa da própria exposição.
A produtora do evento, a Litmedia Productions também busca parceiros para viabilizar uma série de workshops de pinturas e desenhos para crianças, com artistas locais e amigos de Keith, como Kenny Scharf, assim como palestrantes convidados.
Haring era um artista que tinha uma grande atuação em prol dos direitos civis, de hospitais, creches e orfanatos. Sua natural propensão à caridade fez com que ele elaborasse muitos murais públicos voltados a essas causas. Em 1989, Haring foi diagnosticado com HIV e, no ano seguinte, fundou a Keith Haring Foundation, para apoiar campanhas de prevenção do HIV e programas infantis. Os responsáveis pela exposição estarão também organizando programas educacionais sobre prevenção do HIV, em parceria com a ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) e APTA (Associação para Prevenção e Tratamento da Aids), além de outras instituições.

Caixa Cultural São Paulo: 31 de Julho a 5 de setembro
Condomínio Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3321-4400
Horário: Terça-feira a sábado, das 9h às 21h/domingo das 10h às 21h
Censura: Livre
Grátis \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário