quarta-feira, 16 de junho de 2010

Amar os Bichos


Bichos? A gente tem que gostar de todos. Eu estou buscando evoluir mais e gostar também do bicho gente, na imensa variedade que dele existe. Venho no Metrô paulistano, olhando para aquelas carinhas das pessoas e, no mínimo, tenho sentido simpatia. Afinal, todas elas compartilham comigo dessa condição de ocupantes do planeta terra. Evidentemente, e muito provavelmente, alguns desses transeuntes e desconhecidos poderiam tornarem-se, potencialmente, meus inimigos, bastaria para isso que convivessem comigo. ;-p Não porque eu seja uma pessoa difícil, mas tão somente porque é assim que acontece. Não é mesmo? E ainda assim, eu esperaria, nessa convivência, respeitá-los e, a partir da busca que tenho feito, até mesmo amá-los (vejam só: uma coisa difícil, mas que, ao que tudo indica, é melhor que seja assim), embora não poderia lhes reservar a ternura que reservo aos amigos queridos.
É por essas e outras razões, que não compreendo e lamento profundamente que existam pessoas que não respeitam os animais: os selvagens propriamente ou os nossos mais queridos cães e gatos. Houve um tempo em que eu não tinha lá muita simpatia por cachorros, embora jamais os tenha maltratado.
Mas isso é porque eu sempre tive gatos e minha cumplicidade é absoluta com os felinos. Agora, estou ampliando meu bem querer pelos bichanos: quero ter ternura também pelos cães.
Penso que um bom começo para isso seria frequentar esse lugar. Um espaço para lá de alternativo, que existe em São Paulo, e que se chama Matilha Cultural. Uma amiga contou-me que nesse coletivo está acontecendo a exposição Prá Cachorro. Com fotos de Paola Vianna, Instalações, Música, Palestras, Brinquedos, Cardápio, Informação e Adoção Prá Cachorro.
Sobre a exposição há um vídeo no vimeo. O mais bacana é ver as casinhas sensoriais que artistas fizeram para os cachorros se distraírem, enquanto seus donos veem os quadros nas paredes.
Eu também achei, no Youtube, um vídeo em que um simpático cachorro vira-lata, pretinho, deixa a Praça Roosevelt (ali ao lado) e entra para nos apresentar cada recanto do espaço cultural.



www.matilhacultural.com.br/
Rua Rego Freitas, 542 - Centro - São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636

4 comentários:

  1. menino bom! alma boa de setsuan! rs..
    mas e as vaquinhas, galinhas, porquinhos, etc.
    esses podem matar. difícil entender esse mundo, ai, tô tonta!
    bj,
    kika

    ResponderExcluir
  2. Kika,
    Você é ótima. ;-D
    Não se atormente: cada qual tem seu momento de entender que é melhor amar os bichos todos, inclusive as vaquinhas, galinhas, porquinhos, não é mesmo?
    Eu tenho uma amiga muito linda que não come nada que tenha olho!
    Já outra disse-me ainda ontem, quando encontramos uma galinha, no Parque da Água Branca, que ela não gosta do bicho porque tem medo. Imagina isso!
    Enfim, alguns tem medo da galinha, outros a comem, outros admiram tão somente o ser galinha e nada mais.
    Eu penso que tudo há de se ajeitar, no devido tempo de cada um... ;-)

    ResponderExcluir
  3. Legal você ter postado esse vídeo sobre a Matilha Cultural. Em breve, quando estiver com meus trabalhos mais organizados, vou mandar uma proposta para exposição lá. O lance lá é meio "street", que não é exatamente o meu trabalho, mas vamos ver, pois, "as naves estão nas ruas". Sei que eles tem o espaço reservado para próximas exposições por mais ou menos um ano, então a minha vez se tiver vez vai demorar. Não sabia que lá tinha cinema. Bem bacana saber.

    Então você gosta de gatos? Eu sempre quis ter um, até os 20 anos, mas não tive. Gosto de cachorro, grande. Tenho sempre uma sensação estranha quando estou na casa de algum que tem gato ou cachorro pequeno. Fico com receio de eu ou alguém pisar no bicho.

    Ah! e eu continuo com um espaço aqui à direita?! Legal. Fico feliz com isso :-)

    Até semana que vem!

    Luis

    ResponderExcluir
  4. Luis,
    Não morres mais: hoje mesmo eu e nossa amiga em comum nos perguntamos quando você voltaria. Você faz falta!
    Já estou torcendo para sua estreia em uma galeria acontecer por lá, na Matilha. Nossa amiga disse que o espaço é delicioso! Ela disse que dá vontade de morar no lugar. ;-D
    Adoro os gatos todos: eu tenho uma gatinha que é a Lalá.
    Não se preocupe: a gente não pise neles, ou melhor, de vez em quando acontece uns acidentes pequeninos, mas o anjo da guarda do gatinho proteje. Acredite! rsrsrs E depois eles têm sete vidas, não é mesmo?
    Sua cadeira é cativa nesse blog. Ainda mais que sua produção não para, para deleite dos leitores!
    Até!

    ResponderExcluir