terça-feira, 4 de maio de 2010

Doug + Mike Starn on the Roof: Big Bambú

Acho o máximo o que o Metropolitan promove no seu teto. Eu me lembro quando foi a vez do Jeff Koons, agora, o museu convidou os irmãos, e gêmeos idênticos, Mike e Doug Starn para ocuparem o jardim supenso do Metropolitan Museum of Art, com uma instalação a que os artistas chamaram Big Bambú: You Can’t, You Don’t, and You Won’t Stop.
Muito boa essa metáfora: Big Bang? No. Big Bambú.
A ideia é essa mesma: eles estão armando uma monumental estrutura feita de bambus e que será continuamente construída durante todo o tempo da exposição nessa primavera e verão em New York. Aliás, até perto de outubro (se o tempo deixar). Eles dizem assim mesmo o período da exposição: April, 27, 2010-October, 31, 2010 (weather permitting).
Tal escultura, portanto, será sempre mutável e crescente, enquanto durar a sua exposição. Os visitantes poderão andar por uma plataforma e ver a floresta de bambus, bem como os artistas em pleno trabalho, em intervalos regulares, quando serão auxiliados por um grupo de alpinistas que também participa.
Achei belíssimas essas fotos, nas quais podemos ver que a tal estrutura vai crescendo para o alto e para os lados, e tem como pano de fundo a cidade e o Central Park.
Os gêmeos nasceram em New Jersey, em 1961, e fazem um trabalho de colaboração mútua, no qual combinam trabalhos de escultura, fotografia, pintura, vídeo e instalações. Seus trabalhos têm repercussão internacional e estão em coleções públicas e privadas em todo o mundo. Entre suas exibições solo estão Gravity of Light (2004, 2008), Absorption + Transmission (2005, 2006), Behind Your Eye (2004), Sphere of Influence (1994) Mike ande Dourg Starn: Selected Works 1985-87 (1988) e The Christ Series (1988) . Além de serem bons no que fazem, bem como para dar títulos aos seus trabalhos (eu acho ! ;-D), os artistas vivem e trabalham por ali mesmo, em New York. I have enjoyed myself enormously.\o/\o/\o/
Espero que um amigo meu, que vai para NY dentro de algumas semanas, não perca isso (está me ouvindo caríssimo?) e se alguém mais, que agora tenha ficado sabendo, passar pela Big Aplle: Go there please!





3 comentários:

  1. Legal. Gostei do título também. No começo do ano, quando estavam desmontando a árvore de natal do Parque do Ibirapuera, vi uma cena parecida. Uma pena que eu não pude fotografar pois o sol já estava meio baixo e também não podia parar por falta de tempo no momento. I would've enjoyed myself enormously. Pena!

    ResponderExcluir
  2. Luis,
    Ainda bem que a árvore é montada todo ano e, ao que parece, ela também cresce mais a cada ano. ;-D Se eu fosse você, eu ficaria a postos só prá ver a cena se repetir. Dessa vez, com a máquina a tiracolo, of course. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito bem observado! Gostei da comparação com a árvore do Ibira, realmente se parecem. Por sorte eu estava com a minha camera e fotografei os operários desmontando a árvore e batizei a foto como "construindo a estrada pro céu" hahahah

    ResponderExcluir