quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cineclube Belas Artes

Eu continuo dando meu apoio incondicional ao Cine Belas Artes. Afinal, continuamos todos torcendo os dedinhos para que as negociações com o novo patrocinador sejam favoráveis e para que, em breve, possamos dizer que a sombra do seu possível fechamento esvaiu-se...
Assim sendo, aproveito para divulgar a programação do seu Cineclube, uma oportunidade que o tradicional cinema proporciona a todos os seus frequentadores, que, assim, podem rever na telona grandes filmes, dos melhores diretores.

Vejam só o informativo que recebi by e-mail e que reproduzo, na íntegra, abaixo:

Conjunto da Obra - Quentin Tarantino

Depois do sucesso de Bastardos Inglórios, o Cineclube apresenta, de 21 de maio a 17 de junho, um ciclo para matar a saudade de pelo menos quatro dos trabalhos anteriores de Quentin Tarantino. Serão exibidos os seguintes títulos: Cães de Aluguel (1992), Jackie Brown (1997), Kill Bill: Vol. 1 (2003) e Kill Bill: Vol. 2 (2004).
O cineasta norte-americano Quentin Tarantino nasceu no estado do Tenessee em 27 de março de 1963. O seu prenome deriva do nome de um personagem que Burt Reynolds interpretava na série televisiva Gunsmoke (1962-1965). Apaixonado por filmes desde a infância, ou seja, desde que se mudou com a família para Los Angeles, onde teve acesso a muitas salas de cinema, ele passou a ter maior intimidade com o assunto quando, aos 22 anos, foi trabalhar numa videolocadora. Esse emprego lhe serviu como uma grande escola, já que passava a maior parte do tempo assistindo aos filmes ali disponíveis e discutindo-os com o seu colega de balcão. Em 1986 realizou seu primeiro filme, um curta-metragem chamado O Aniversário do Meu Melhor Amigo, no qual acumulou as funções de diretor, ator, produtor, montador e co-roteirista. Nessa época ele fazia curso de interpretação e, para aumentar suas chances nas seleções de elenco de Hollywood, chegou a elaborar um falso currículo, no qual incluiu até uma participação em Rei Lear, dirigido pelo francês Jean-Luc Godard. Uma farsa que ele sustentou acreditando que ninguém que viesse a entrevistá-lo conheceria o filme ou mesmo seu realizador. A verdade é que depois de Cães de Aluguel, a obra que o consagrou mundialmente, Tarantino jamais precisou de qualquer tipo de currículo para conseguir o que quisesse. Impulsionado por esse inesperado reconhecimento, ele logo começou a trabalhar no roteiro do seu filme seguinte, Pulp Fiction, o que lhe deu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1994, além do Oscar de roteiro original, em meio a outras seis indicações. Pouco antes, ainda no rastro da boa repercussão do primeiro longa, ele viu serem levadas às telas duas histórias suas, até então engavetadas: Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza, com direção de Tony Scott e Oliver Stone, respectivamente.
Após dirigir um dos quatro episódios do fraco Grande Hotel, Tarantino apresentava Jackie Brown, outro êxito, responsável por colocar novamente em evidência a musa negra Pam Grier, ícone dos filmes de ação da década de 70.
Seis anos mais tarde ele emplacou Kill Bill: Vol. 1 seguido de Kill Bill: Vol. 2, e mais recentemente deixou o mundo extasiado com Bastardos Inglórios. Enquanto aguardamos o já anunciado Kill Bill: Vol. 3, poderemos conferir o mais discreto À Prova de Morte, concluído dois anos antes de Bastardos Inglórios, com estréia marcada para junho.
Cada filme será apresentado por uma semana, diariamente, em sessão única.
(Os horários podem variar de filme para filme, entre 19h e 19h30)

21 a 27 de maio
CÃES DE ALUGUEL
(Reservoir Dogs)
EUA, 1992, cor, 99 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth e Quentin Tarantino.

Um experiente criminoso reúne seis bandidos desconhecidos entre si, para um grande roubo de diamantes. Porém, durante o assalto algo deu errado, pois a policia os aguardava no local, o que da a entender que algum membro da quadrilha seja um tira disfarçado.

Primeiro longa-metragem dirigido por Tarantino.

28 de maio a 03 de junho

JACKIE BROWN
(Jackie Brown)
EUA, 1997, cor, 154 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Pam Grier, Samuel L. Jackson e Robert De Niro.

Comissária de bordo trafica dinheiro para os Estados Unidos, a mando de um comerciante de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide dar a volta em todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro.

04 a 10 de junho
KILL BILL: VOL. 1
(Kill Bill: Vol. 1)
EUA, 2003, cor, 111 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Uma Thurman, Lucy Liu e David Carradine.

Uma bela e perigosa assassina trabalha em um grupo composto principalmente por mulheres, sob a liderança de Bill, de quem ela está grávida. Prestes a se casar com outro, ela acaba como vítima de uma tocaia encomendada pelo próprio Bill. Cinco anos depois, ao despertar do coma, ela só tem um desejo: vingança.
11 a 17 de junho

KILL BILL: VOL. 2
(Kill Bill: Vol. 2)
EUA, 2004, cor, 136 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Uma Thurman, Lucy Liu e David Carradine.

Após exterminar a maior parte daqueles que quase a mataram no dia de seu casamento, a "Noiva" segue firme em sua sede de justiça. Na lista dos que ainda restam para eliminar, está Bill, o seu antigo mestre e agora inimigo maior.

Cine Belas Artes
Rua da Consolação, 2423
Cerqueira César
São Paulo - SP
Tel.: 3258-4092

Nenhum comentário:

Postar um comentário