sábado, 8 de maio de 2010

Dia das Mães antecipado ou todo dia é dia de mãe e filho


Antecipei o dia das mães aqui em casa.
Na verdade, todo dia tem sido o dia da mãe e do filho, morando juntos, sob o mesmo teto. O maior presente que tenho buscado dar, diariamente, à minha mãe tem sido o respeito e carinho que ela merece e, sobretudo, a paciência que, em geral, nós mais jovens ou tão somente na meia idade nem sempre conseguimos ter com os idosos, que passam a ter um ritmo bastante diferente do que julgamos normal, tão somente porque é o ritmo normal para nós mesmos. Esse exercício de aprender a lidar com o ritmo das ações em geral do idoso é, no entanto, o mais fascinante porque tal aprendizado é o de vivenciar o amor filial, o mais puramente possível.

Digo que antecipei o dia das mães, porque comprei os presentes hoje e não esperei o dia de amanhã para a entrega dos mesmos.
Comprar os presentes do dia das mães foi uma experiência muito agradável, porque todo mundo estava no shopping comprando exatamente esse presente. E foi bonito ver os filhos de todas as idades mobilizados nessa tarefa. Embora a loja de perfumes, por exemplo, estivesse lotada, senti que todos estavam calmos e pacientes ali, compradores e vendedores. Foi muito civilizado aguardar que o rapaz do caixa chamasse as pessoas pelo nome e depois o assistente que fazia o embrulho para presente também repetir o nome da pessoa para entregar a mercadoria. Nunca tinha visto esse tipo de organização num estabelecimento comercial e achei bonito que os filhos fossem chamados pelo nome. Quantos deles não tiveram seus nomes justamente escolhidos pela própria mãe? Era o meu caso.

O mais comovente foi chegar em casa e entregar os presentes para minha mãe. Ela não cabia em si de contente: e não sei até agora se ela gostou mais do perfume ou da roupa que lhe dei. É que mãe gosta mesmo é de amar e ser amada.
Você já comprou o presente da sua mãe?
O Alessandro Martins, blogueiro de Curitiba, escreveu um texto lindo em homenagem ao dia. Recomendo a leitura: é emocionante. Está lá no Cracatoa, seu blog de contos, crônicas e outros escritos do gênero propriamente literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário