terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia Internacional do Museu

Hoje é o Dia Internacional do Museu. A data foi criada pelo Conselho Internacional de Museus, ligado à UNESCO. Isso me faz pensar que o primeiro museu que conheci foi o Museu Paulista, sim sou mais um que só foi ao Museu do Ipiranga quando criança. rsrsrs
Depois, no início da década de 90, eu fui vizinho de um museu, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) da USP, quando morei no CRUSP. Essa data também me faz lembrar de todas as vezes que visitei, assiduamente durante a década de 80, o Museu Lasar Segall, na Vila Mariana. Esse Museu foi decisivo na lenta conquista da minha bagagem intelectual, cultural. Ainda adolescente, quanta coisa aprendi ali!
Também me lembro da primeira vez que fui ao MASP (Museu de Arte de São Paulo). Quanta emoção esse museu nos reserva. Lembro-me ainda do quanto vibrei com a reinauguração da Pinacoteca, após a incrível reforma. Gosto tanto do MAM (Museu de Arte Moderna), no Ibirapuera, quanto gosto do MIS (Museu da Imagem e do Som), na Av. Europa. Quantos filmes incríveis pude assistir nesse último!
Estou em dívida com o Museu da Língua Portuguesa. Nunca fui conhecê-lo, ao contrário dos mais de 30 mil visitantes que esse Museu recebe todo mês.
Já ouvi quem falasse mal de museu em geral. Quem ache, por exemplo, que em qualquer museu as coisas ficam meio que mortas ao estarem lá expostas e intocáveis. Nesse caso, é preciso considerar que o conceito de museu, assim tão estático já mudou e muito, nos últimos anos. E mesmo que assim  ainda fosse, ou seja, que o museu estivesse preso ao ideário de que participou quando de sua invenção: o de preservar. Não é isso o que se propaga agora mesmo e já faz alguns anos, em relação à própria natureza? Sim! A mera noção de que é preciso preservar... No entanto, penso que a preservação pode também participar de uma certa dinâmica. Afinal, preservamos aquilo que é significativo e, assim sendo, para que possamos melhor contemplar a vida futura. Trata-se, em verdade, do desejo do perene que habita toda alma.
Hoje, se eu não estivesse aqui trabalhando, eu iria visitar o MASP que, aliás, às terças-feiras, não cobra pela entrada. Alegria! \o/\o/\o/
Então, eu faria como a garotinha do livro de Maísa Zakzuk, Meu Museu. O livro narra, de maneira inteligente e divertida, a primeira visita dessa garotinha ao MASP. A personagem é levada pelos pais e faz aquela descoberta de que eu falava aqui, justamente quando ela perguntava se um museu não é aquele lugar que só tem coisas velhas... Pois bem, visitando o MASP, ela descobre que a resposta é sim e não. Esse é o tipo de descoberta que a gente só pode se permitir conhecendo a esses lugares mágicos que são os museus. Hoje, no Dia Internacional do Museu, ou em qualquer outro dia. Enjoy it too!

2 comentários:

  1. Olá Josafá. Imagens lindas com textos interessantes, fruto de boa imaginação e idéias. Bom lê-lo.Abçs.
    André Mota

    ResponderExcluir
  2. André,
    Que surpresa encantadora um comentário seu!
    O mais engraçado é que esse post ficou sem nenhum comentário por muito tempo. Só você poderia escolhê-lo para abrigar o seu. Você um homem que defende o Museu, que eu sei.
    Obrigado pelos elogios carinhosos.
    saudades. ;-D

    ResponderExcluir