terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval e infância


Hoje é terça-feira gorda de Carnaval. Esse ano não fui folião, embora eu goste de Carnaval. Gosto inclusive do universo das escolas de samba etc.. Contudo, quem nasce no Brasil acompanha o carnaval a vida toda e pode, um ano ou outro, abrir mão da folia e aproveitar os 4 dias de folga para um retiro. Eu estou mais para o clima de retiro do que para o de folia e foi o que fiz. Não fiquei sozinho, no entanto, fiquei com um amigo muito bacana e que tem uma conversa boa, daquelas que não cansam nunca e que são sempre proveitosas.

Esse meu amigo está vivendo a experiência excelente de ser tio de uma criança de apenas 3 anos. Ele contou-me vários epísódios de falas incríveis da garotinha e que são deliciosos de conhecer.

O tio perguntou se a criança estava sabendo que naquele dia era o aniversário da irmã dela. Ela disse que sim e, como tem apenas 3 anos e provavelmente não se lembrava dos dois últimos aniversários, saiu com essa questão:

- Tio, sabia que eu nunca faço aniversário?

Na festa de aniversário da irmã, todos estão dentro do salão de festas e o DJ está tocando alguma dessas manifestações contemporâneas do Funk Carioca e os adolescentes convidados estão dançando. O tio vê a sobrinha de 3 anos isolada, do lado de fora. Então, vai até ela:

- Vamos lá? Quer ir também?
Ela dá dois passos para trás e diz:
- Não, eu tenho medo da dança...
O tio olha para os que estão dançando lá dentro e conclui:
- Entendi... Até eu estou com medo!

Tocou o interfone, o tio foi atender. Ao voltar para a sala, a sobrinha lhe perguntou:
- Tio, quem está chegando?
- Josafá, o meu amigo.
- Josafá? Tio, qual é a cor do nome dele?

Em uma noite a criança, no seu quarto, está tendo um acesso de tosse, o Pai preocupado acende o abajur e diz:
- Nossa! Filhinha...
- É pai, eu tô zoada...

Adulto conversando ao telefone. A criança pergunta:
- Com quem você está falando?
- Com minha mãe.
- Posso falar com ela?
E ao pegar o telefone:
- Quem está falando?
Do outro lado:
- Célia.
- O que você está fazendo com seu nome?

Conversando com a tia de mais de 40 anos:

- Tia, eu não vou morrer.
- Você vai viver para sempre?
- É. Vou viver para sempre, linda e feliz. E você?
- Eu já não tenho essa certeza: de que vou ser sempre linda...

Acho que de tanto comentarmos acerca dessa criança e dessas suas falas sensacionais, acabamos por viver um momento semelhante, de quase um non sense infantil... rsrsrs Eu e meu amigo olhávamos uma revista na qual havia um ensaio fotográfico, com um modelo belíssimo. Eu olhando para o rosto do rapaz na foto, comentei:
- O ser humano é realmente um coisa linda, eu acho um aprimoramento mesmo da natureza. A cabeça em seu formato e no rosto essa combinação de dois olhos, nariz e boca. Não é mesmo?
- É. Não é como uma abóbora [e faz um gesto com a mão no ar, sugerindo a forma da abóbora], que é apenas um silhueta.

Morremos de rir. ;-D

Não foi um carnaval proveitoso esse meu, aprendendo assim tanta coisa?

4 comentários:

  1. hahahahahahaha!!! eu quero essa menina pra mim!
    ia formar uma dupla hilária com minha sobrinha (qua acabou de fazer 2 anos).

    *adorei o post

    bj

    ResponderExcluir
  2. Kika,
    Sem dúvida, esse é um post que me fez lembrar de você enquanto eu o elaborava. É que sei que você também adora as crianças todas. Ainda mais quando espertíssimas assim, não é mesmo?

    Adorei saber que você esteve aqui e curtiu.
    ;-D
    bj

    ResponderExcluir
  3. ah, q legal q se lembrou de mim!
    pois é, incrível essa criaturinha, e tão sábia..

    e as melhores conversas, eu acho, são essas do tipo q teve com seu amigo e de teor "non sense infantil". Né?!

    *e qual será mesmo a cor do seu nome?

    bj

    (Kika)

    ResponderExcluir
  4. Sim, foi um carnaval de sabedorias infantis.
    Nem te conto: depois eu, o meu amigo, e a sua sobrinha adolescente, a irmã da pequenina, começamos a brincar de atribuir cores aos nomes. Na verdade, o meu amigo era quem atribuia. Depois que cada um de nós trazia um nome para a roda, ele atribuía, com toda a segurança do mundo, determinada cor e aquela, definitivamente, ficava sendo A cor do nome. rsrsrs
    Josafá é de cor Magenta. Não sei se combina com todo Josafá, mas comigo com certeza combina. rsrsrs

    ResponderExcluir