segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A aula de Chimamanda Adichie


Quando eu assisti a esse vídeo fiquei absolutamente encantado com essa pessoa. A dica veio de Luciana, minha amiga do blog Luciana na Cozinha.

Chimamanda Ngozi Adichie é uma pessoa inteira, verdadeira, lúcida, e uma prova de que a beleza é melhor apreciada quando ela demonstra que o ser é integral e que é possível e natural ser elegante.

Chimamanda Adichie é uma escritora nigeriana. Soube pela Wikipédia que ela nasceu em Abba, no estado de Anambra, mas cresceu na cidade universitária de Nsukka, no sudeste da Nigéria, onde se situa a Universidade da Nigéria. Seu pai era professor de Estatística na universidade, e sua mãe trabalhava como secretária no mesmo local. Quando completou dezenove anos mudou-se para os Estados Unidos da América. Depois de estudar na Universidade de Drexel, na Filadélfia, Chimamanda se transferiu para a Universidade de Connecticut. Fez estudos de escrita criativa na Universidade John Hopkins de Baltimore, e mestrado de estudos africanos na Universidade Yale.

Sim ela é uma professora universitária. E sua fala no TED nos faz desejar fazer um curso com essa mulher. Verifiquem vocês mesmos e vejam se não é essencial essa sua mensagem! \0/ Depois que eu ouvi, fiquei pensando nas muitas vezes em que eu também não incorri nos mesmos erros que ela aponta e para o qual devemos estar atentos nas nossas relações e na fruição das histórias que ouvimos sobre as pessoas e as diferentes culturas. A história nunca é uma só. Somos feitos por uma miríade delas, of course.

Será que seus romances já foram traduzidos para o Português? Devem ser fantásticos! Purple Hibiscus (Hibisco roxo), foi publicado em 2003. Half of a Yellow Sun (Meio sol amarelo), foi assim chamado em homenagem à bandeira da Biafra, e trata de antes e durante a guerra de Biafra. É premiado.

Eu acredito que todos os seres humanos do planeta terra precisam ouvir essa voz. \o/
São apenas 20 minutos de uma fala essencial. Enjoy it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário