sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Não tem o que dizer? Faça um elogio.

Ontem, alguém, que eu mal conheço, encontrou-me no elevador e vendo duas marcas de ferimentos no meu braço, exclamou:

- Foi briga isso?

Sempre que ouço uma frase absurda, invasiva e de mal gosto dirigida a minha pessoa eu não me contenho: começo a rir [acho até que é um cacoete, do tipo nervoso]. Dessa vez, após o riso, justifiquei:

- Não, foi um acidente doméstico, queimei-me no forno do fogão de casa. ;-p

Acho incrível esse tipo de situação. Parece-me algo tão patético! A única validade de sua ocorrência é que podemos tirar alguma lição desse tipo de episódio. Eu procuro ir colecionando esses desagravos gratuitos de outrem para comigo para que eu mesmo possa jamais fazê-los a outrem. Sim, porque querer que essas pessoas não o façam é tolice. Cada qual faz o que pode fazer. Aliás, é uma questão de educação. Se pensarmos bem, jamais deveríamos emitir uma frase que possa desagradar nosso interlocutor. Ainda mais assim, em pleno elevador, e a partir da visão de uma pista tão falsa, como as queimaduras no meu braço...

Eu procuro de coração, nessas situações sociais em que absolutamente nada precisa ser dito, mas podendo fazê-lo, tão somente lançar um elogio, como:

- Que linda esta sua blusinha de estampa petit poá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário