terça-feira, 10 de março de 2009

Far from Heaven

A semana passada aconteceu uma coisa horrível no nosso país. Uma garota de apenas 9 anos sofreu um aborto. Antes disso, sofrera um estupro do próprio padrasto. A mãe e a equipe médica que correram ao seu socorro, provavelmente, foram os que de fato decidiram: a menina corria risco de morte e por isso se valeram da brecha na lei que permite a interrupção da gravidez. Ficamos sabendo de tudo isso porque um bispo da Igreja Católica fez o favor de nos lembrar que estavam todos excomungados (uma vez que a Lei da Igreja é taxativa: nesse caso, excomunhão automática). Com excessão da menina, que salvou-se da penalidade: Graças a Deus menores de 16 anos não podem também sofrer a excomunhão em casos semelhantes, segundo o mesmo código canônico. O bispo tinha uma cara muito antipática nas fotos que saíram nos jornais. Não parecia um homem de Deus. Embora parecesse defender os embriões (sim, ela estava grávida de gêmeos!) que se foram, ou antes, não vieram a esse mundo. Nosso Presidente lembrou-nos que a Medicina parecia estar mais com a razão. A verdade é que ficamos todos atônitos, pois sabemos que todas as crianças em questão foram aqueles que, de verdade e mais, sofreram nesse caso doloroso.

3 comentários:

  1. O caso do aborto da menina de 9 anos, e a posição do famigerado bispo realmente mereciam um post seu. O que me parece mais triste nessa história toda é que o religioso nada mais fez do que escancarar a anacrônica postura oficial da sombria instituição que é a Igreja Católica. É a própria CNBB quem certifica este meu comentário.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom, não acompanhei todo o caso em si, pois esse tipo de situação me deixa como pessoa, humana e mulher estarrecida e desorientada, com desejo de vingança e muitos outros sentimentos horrendos. Mas creio que a igreja e o bispo e tudo que for de cunho religioso deve ser exposto dentro da igreja, a imagem da igreja volta a ficar masserada.
    Não nos importamos com que o bispo pensa, nos importamos com a impunidade de pessoas sujas que comentem atos libidinosos com crianças e as engravidam, mães que não se atentam melhor a seus filhos, seus parceiros... O que a igreja pensa ante a essa grande inversão de valores não interessa em nada e como podemos ver nem nos ajudando está...

    ResponderExcluir
  3. Olyvia,

    Que comentário ótimo. Como sempre notei, sua indignação faz com que você escreva com uma força tão admirável. Você é ótima!

    ResponderExcluir