terça-feira, 9 de março de 2010

Tem gente que é assim: pura luz na noite

Essa descoberta devemos ao Leonardo Pastor do blog Visceras Literárias. Ele falou-nos de uma intervenção artística e urbana que aconteceu em New York, organizada pelo coletivo de arte anônimo Luzinterruptus que leva a cabo instalações em espaços públicos e usam a luz como matéria-prima e a noite como tela.

Leonardo ressaltou esse trabalho com livros e luz em uma das ruas da big apple, a que chamaram Literatura versus Tráfego. Mas eles já passaram, iluminando, em outros lugares:




Visitando o site dos caras (estou falando no masculino, mas nem sei se há alguma mulher no grupo: eles são anônimos...), descobri que o Luzinterruptus é um coletivo cujo time é composto de três membros e eles vêm de diferentes formações como arte, iluminação e fotografia. Dizem que querem empregar a criatividade que possuem em uma ação comum, deixando luzes como um protesto, para que, então, as outras pessoas apaguem-nas.

Eles também dizem que o nome deles tem muito a ver com o método do trabalho que empregam, uma vez que "Luzinterruptus" significa Luz interrompida: que é o que acontece com as lâmpadas instaladas, logo após elas terem sido deixadas nas ruas.


Essa intervenção aconteceu nos arredores de Madri. A idéia era levar os barquinhos de luz ao mar, via linha férrea.
Chiquíssimos! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário