quinta-feira, 11 de março de 2010

Alice Brilha

Eu já tinha ouvido falar de Alice Brill e seu Batik, mas muito por um acaso. Acabei de saber que a artista de 90 anos está sendo homenageada pelo Sesc Pompeia na mostra O Batik de Alice Brill, que abre hoje. Ali vamos poder conferir seus trabalhos em telas e roupas, há até um vestido de seda que ela própria usava. Além das telas em papel de arroz e que somente a artista associou à técnica do Batik.
Fico pensando na importância dessa artista cuja longa vida é admirável. Primeiro porque fugiu do nazismo na Alemanha quando tinha apenas 13 anos e veio com a família para o Brasil. Fotógrafa, registrou a vida brasileira e paulistana nas décadas de 50 e 60. Eu não fui ver a sua mostra de fotografias, recentemente organizada pelo Instituto Moreira Sales e que guarda seus milhares de negativos, mas vendo essas imagens sei que perdi uma exposição e tanto.



Devemos a ela e a seu marido a fundação do MAM/SP. Penso que essa dívida não é pouca para uma cidade como São Paulo, sobretudo devido a importância do Museu de Arte Moderna para nossa vida cultural. Outro traço admirável da sua biografia é que, além de artista, Brill estudou Filosofia na PUC e ainda concluiu um Mestrado em Estética na FFLCH USP e, aos 72 anos ;-o, doutorou-se na ECA-USP. Sua tese fala do Batik.
A busca de cada um é sempre única, mas são também por esses exemplos de vida que todos podemos ir compreendendo o que é possível fazer de melhor com a nossa própria vida.
.

Salve Alice! \0/

O Batik de Alice Brill

Sesc Pompeia - r. Clélia, 93, Pompeia, São Paulo (SP) - (11) 3871-7700
terça a sexta, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Até 2 de maio
Grátis. Oba! \0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário