segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Otto Stupakoff







No mês passado, eu ganhei um convite para ir à abertura de uma exposição de fotografia, mas não pude ir. Era em uma quinta-feira e eu estive trabalhando... Achei belíssima a foto do convite porque tinha uma mulher muito linda com uma produção absolutamente incomum: usava um chapéu imenso e as flores dominavam toda sua vestimenta, ela olhava por uma abertura que dava para um jardim, mas ela era ainda mais bela que o jardim, era o próprio jardim!
No verso um nome: Otto Stupakoff. Que eu, ignorante, não conhecia.
Conversando, sábado, com um amigo, ele falou-me que iria ver a exposição de Otto Stupakoff no Instituto Moreira Salles (Rua Piauí, 844). Dizia-me que Stupakoff era um fotógrafo brasileiro muito famoso e importante e que morrera ainda esse ano, aos 73 anos. Embora tenha sido cercado por grandes e importantes personalidades durante toda a vida, ele morreu só em seu apartamento em São Paulo. Ele simplesmente fotografou as maiores celebridades do século XX e seu trabalho foi reconhecido no mundo inteiro, no mundo da moda e fora dele. Charmoso e sedutor, conseguia conduzir seus modelos exatamente em busca do resultado que almejava. Até Jack Nicholson foi domado por Otto quando chegou irritado para a sessão de fotos em um beco qualquer, logo no início da carreira.
Isso tudo meu amigo contou-me. Depois, descobri que o mundo de Stupakoff não era apenas o do glamour, do universo das grandes revistas de moda para as quais trabalhou, como fotojornalista ele também fez trabalhos dificílimos, como fotografar as ruínas de Angkor Wat e os campos da morte nas selvas de Battabang, quando foi quase morto por soldados. O fotográfo também foi para o Ártico e aprendeu a caçar focas com esquimós e a construir iglus. A verdade é que ele dosava o convívio diário com a beleza para enfrentar o horror do mundo: era isso o que ele receitava e essa foi sua principal contribuição durante toda a sua criação, sem dúvida.
Essas informações eu obtive em reportagem excelente sobre a exposição no Estadão. Vá lá:
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,70-obras-de-otto-stupakoff-para-os-amantes-da-fotografia,421418,0.htm
A exposição fica em cartaz até 22 de novembro. De 2a a 6a das 13 às 19h e aos sábados e domingos, das 13 às 18h.





Nenhum comentário:

Postar um comentário