quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Arte para todos e sem pudor!



Sempre que leio em jornais que determinado quadro famoso foi roubado de um museu fico triste. Penso, como já afirmei por aqui, que obras de arte não deveriam ter um dono definido e deveriam viver em "estado itinerante", para que todos no mundo tivessem oportunidade de observá-las.
A arte é para todos, seu ladrão!
Por isso, acho que o museu ainda é o lugar onde ao menos tais obras estarão à disposição dos visitantes e, assim, o lugar de bem público ficará assegurado a esses monumentos e não tão somente nas mãos de um colecionador obscuro e, ainda mais, por ter furtado a obra: ego trip totalmente aborrecida, sem dúvida.
Pois bem, sou tomado de uma outra reação quando leio que determinada obra foi restaurada: a de pura alegria. Sendo um produto humano e feita com a matéria desse mundo - mesmo que o transcenda - uma obra pode perecer se não for cuidada, protegida contra a ação do tempo. Fico sempre emocionado com o restauro, com o trabalho delicado, elegante e pleno de minúcias dos restauradores.
Acabo de saber que as mãos de uma brasileira, Regina Costa Pinto Moreira, concluíram a restauração de uma obra importante e riquíssima, simplesmente a maior de seu autor em todo o mundo, em dimensão. Trata-se da obra de Nicolas Poussin (vide autorretrato), o quadro Hymenaeus travestido durante um sacrifício a Príapo (1634-1638), um óleo sobre tela que mede 1,67 x 3,76, e que, agora, está disponível à visitação pública no nosso Masp.
No restauro, a conceituada restauradora e que trabalha há décadas no Louvre descobriu que o deus Príapo, divindade da fecundidade e dos Jardins e que figura no centro do quadro, originalmente tinha um falo ereto (e que agora apareceu), mas sofrera em séculos anteriores o que ela chamou, em estrevista ao Estadão, de "repinte de pudor".
Salve Príapo, Salve Poussin, Salve Regina! \o/
Vide a reportagem: http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art431901,0.htm
Vamos ver a obra restaurada:
MASP
Av. Paulista, 1.578
11h/18h (5a feira 11h/20h)
Não abre às 2as feiras
R$ 15,00
3a feira: Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário