quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ditado Popular


Estou lendo Mia Couto (vide post anterior Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra) e, durante a leitura, tenho que parar para anotar frases que encontro no romance e que, penso, funcionariam muito bem para além do contexto do romance. Eu, se Deus me desse oportunidade, gostaria de repetí-las com proveito em alguma conversa, estando reunido com gente que pudesse e precisasse ouvir tais ensinamentos. Trata-se de enunciados que são quase que axiomas, sim, lembram aqueles ditados populares que sempre nos ensinam tanto acerca da vida, da existência:


- Não sabia, Tia, que tínhamos assim tanto mulato na família.
- Meu filho, neste mundo todos somos mulatos.

Uma primeira coisa do humano é a inveja.

No charco onde a noite se espelha, o sapo acredita voar entre as estrelas.

Árvore dá sombra, pessoa dá assombro.

Você mente com tanta bondade que até Deus lhe ajuda a pecar.

Quando a terra se converte num altar, a vida se transforma numa reza.

Só sopro em vela que eu mesmo acendi.

Já outro dia, assisti a um episódio sui generis do meu cotidiano:

João abriu o arquivo do computador e ao aparecer a imagem da atriz Angelina Jolie, ele exclamou:
- Nossa, que mulher!
Um outro perguntou:
- Quem é essa?
Pedro respondeu:
- É a Angelina Jolie!
- Eu não conheço.
João novamente:
- Olha a boca dessa mulher!
Pedro:
- Eu acho um pouco exagerada... - Achou melhor não dizer que tinha trauma de gente com boca grande porque alguém assim já o beijara e, na ocasião, ele tivera a sensação de que seria engolido :(
Alguém protestou:
- Mas ela é lindíssima!
Aquele que, inicialmente, dizia não conhecer Angelina Jolie encerrou a conversa:
- Tudo bobagem! Vocês não conhecem o Ditado?
A admiração tirou a roupa e mostrou o corpo mal feito da intimidade.

Não era Mia Couto, mas esse Ditado Popular eu também tinha que anotar ;D