terça-feira, 12 de maio de 2009

Natathalie Daoust


As fotografias da série New York Hotel History, de Nathalie Daoust, fotógrafa canadense, mostram a experiência da artista quando foi convidada a habitar o espaço de um famoso hotel nova-iorquino, o Carlton Arms Hotel, que é conhecido internacionalmente pelos seus famosos quartos temáticos, ou seja, que têm tido a intervenção de vários artistas. Ela morou no Hotel durante 2 anos e suas fotos trazem imagens dessa lenda nova-iorquina.

O que dizem é que, nas fotos de Daoust, as imagens dos quartos do hotel permitem um amálgama de figuras mergulhadas em um certo onirismo, determinando um lugar em que prepondera a fantasmagoria. O que se promete é que essas fotos nos ponham em contato com esses quartos, plenos de poesia visual, e que, por conta disso, nos ponham em contato com o tempo passado e ali vivido. Assim sendo, será também um encontro com os que já passaram por ali, agora revisitados em um exercício da arte de recordar.

Pela foto acima, vejo que o trabalho não é careta. Vou conferir ainda hoje, na hora do meu almoço. Essa é definitivamente a vantagem de se morar em São Paulo e de se trabalhar no Centro. Coisas incríveis como essa são ofertadas. Em tempo: onirismo é o estado em que o espírito, em vigília, se absorve em sonhos, fantasias ou idéias quiméricas (segundo o dicionário Aurélio).

A exposição New York Hotel History fica na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111) - Entrada franca. De terça a domingo, das 9h às 21h. De 09 de Maio a 21 de Junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário