sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cuide-se bem com Sophie Calle


Acabei de ser informado que esse ano a Festa Literária Internacional de Paraty (a 7a FLIP) vai ter entre seus destaques, as presenças de Chico Buarque, do britânico Richard Dawkins, do escritor e jornalista americano Gay Talese e da escritora e artista plástica francesa Sophie Calle.

Muito bom saber que ela estará entre nós. O ano passado, ela apresentou o resultado de um trabalho inspirado numa carta que ela recebeu de um namorado terminando o relacionamento. Isso mesmo, ele o fez por carta. Ela pediu a 107 mulheres para lerem a carta e todas essas mulheres, de diversas nacionalidades e profissões variadas, responderam a carta para o cara. A exposição era uma série de vídeos com as respostas dessas mulheres. A exposição ficou na Bibliothèque Nationale e se chamou Prenez soin de vous ou Cuide-se bem, a forma como o namorado terminou a carta.

Vamos combinar que essa é uma maneira ótima de elaborar o luto ou o fim de uma relação.

Eu fiquei sabendo dessa exposição no blog da Maria Lina, historiadora, mineira, parisiense desde 1983 e que tem um blog bastante charmoso chamado Conexão Paris. Quem quiser ver as imagens da exposição e o texto ótimo de Maria Lina, va lá: http://www.conexaoparis.com.br/?s=Sophie+Calle

Sophie Calle vai estar em Parati no dia 4 de julho de 2009 (sábado), às 11h45, com Grégoire Bouillier, em uma mesa chamada "Entre Quatro Paredes".

Mais informações: http://www.flip.org.br/

2 comentários:

  1. Voilà, escrever é sempre um modo muito bom - por vezes belo até - de elaborar um monte de coisas indigestas, funestas, perversas. Por isso, também, vivas aos blogs como este aqui!

    ResponderExcluir
  2. Viva você que me escreve comentários tão bacanas !

    ResponderExcluir