quarta-feira, 4 de março de 2009

Arte Sacra by Cláudio Pastro


Ontem, conheci Cláudio Pastro, no Colóquio Arte & Transcendência. O artista brasileiro, desde 1975, dedica-se à arte sacra. Parece mesmo que é o único artista brasileiro vivo a se dedicar a essa arte. Ele cursou teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Tem realizado pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, vasos sagrados, esculturas, presbitérios, capelas, igrejas, mosteiros e catedrais no Brasil, Argentina, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal.
Ilustrou os seguintes livros: Os diálogos de São Gregório Magno (Alemanha), Vida de Santo Antônio (Itália), Músicas natalinas para crianças (Itália), A Virgem de Guadalupe (Alemanha, Espanha e Brasil), entre outros.
Atualmente dá cursos de Estética e Arte Sacra em seminários, escolas teológicas, mosteiros, museus e faculdades.
Para quem ainda não sabe: ele é o responsável por todo o projeto atual da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Que, aliás, está belíssima e creio que ficará ainda mais. Ele disse-nos que ainda tem muito por ser feito em tal projeto.
Importante: você não precisa ser católico para se encantar com o trabalho dele. Trata-se do sagrado, portanto, do que está acima de qualquer religião com endereço próprio e ainda que a expressão do seu trabalho tenha a marca de sua fé cristã.

4 comentários:

  1. trabalho com jateamento em vidro, no momento eu estou fazendo as estacoes da via sacra em vidro temperado, gostaria de mostrar meus trabalhos, posso mandas as fotos para os interessados, ou vsitem site www.vidrosjateados.com

    ResponderExcluir
  2. desenho qualquer imagem em vidros e espelhos, inclusive a santa ceia, aos interessados visite site www.vidrosjateados.com

    ResponderExcluir
  3. a igreja tem muito a agradecer por ter em seus templos trabalhos belicimos de Cudio Pastro, pinturas que nos revelam com simplicidade e clareza o rosto humano de Deus.

    ResponderExcluir
  4. http://www.arcadonossoseculo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir