quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Who are you?

Hoje, eu acordei com uma vontade incrível de cortar o cabelo.
Pode parecer engraçado que alguém possa estar com uma "vontade incrível" de cortar o cabelo, eu sei. Mas é que o Josafá Crisóstomo, atualmente, tem os cabelos muito compridos: ele não os corta desde 2006!
Não cortei ainda. Vai ficar para amanhã.
É que eu deveria ter acordado mais cedo para que desse tempo. Não tinha tempo de passar no Jean Louis Davi, mas pude passar na Caixa Cultural e ver uma exposição que fala disso mesmo, das tranformações e modificações que podemos causar ou sofrer em nossa aparência física.
Renata Massetti estruturou esse projeto Quem é você? acompanhando as modificações sofridas por 2 rapazes durante os últimos 4 anos. Eles foram se transformando, desde 2006, e os ensaios fotográficos captaram esses registros de todas as transformações. Ela nos informa que o trabalho continua sendo realizado e a presente exposição mostra o resultado obtido até o presente momento.
No catálogo, Renata escreveu: Tempo e espaço sem referência: não é a passagem do tempo, são desejos materializados... Divirta-se.

É exatamente o que acontece durante a exposição: achamos tudo muito divertido!

Esse trabalho resultou lúdico, é verdade, mas eu achei que ele está falando de uma coisa seríssima.
Os dois rapazes aparecem de todo modo: com barba, sem barba, de cabelos curtos, compridos, de black power, de rasta, com dreads, com os cabelos alisados, carecas... São inúmeras as personas e o que mais nos faz pensar é que os desejos, de cada qual em cada momento, foram materializados, é verdade, mas que isso resultou, em relação às pessoas com as quais convivem, em diferentes reações. É inevitável pensar nisso e o vídeo em que as imagens deles vão sendo intercaladas também expõe algumas palavras, dentre elas, a palavra... preconceito.

Acredito que eles devem ter, em um momento ou outro, vivido essa questão do preconceito devido a uma ou outra aparência, mas eu imagino que são tão gente boa (tá na cara!) que nem devem ter se preocupado com isso! ;-)

Enjoy it !

De 23 de outubro a 23 de novembro
9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111
www.caixa.gov.br/caixacultural

2 comentários:

  1. gente!! engraçada não é sua vontade súbita, ela é até bem normal.. eu tô passada é com uma pessoa não cortar os cabelos por 4 anos!! rsrsrs!!!!!!! (nem aparava as pontinhas?!!)
    kika.

    ResponderExcluir
  2. Aparava as pontinhas sim! rsrsrs
    Agora estou escrevendo esse comentário já de cabelos curtos. Ficou ótimo! O mais engraçado está sendo ver e ouvir a reação das pessoas.kkkk
    São hilárias!
    O cabeleireiro quando acabou disse: agora é aguardar os elogios!;-)
    A maioria está sim elogiando. Graças!
    bj

    ResponderExcluir