terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alessandro Giusberti

Alessandro Giusberti é um pintor italiano, nascido na Bolonha, onde, aliás, vive e trabalha. Nas pinturas do artista bolonhês, que estarão expostas de 9 de novembro a 4 de dezembro na Galeria de Arte André, podemos perceber que o artista viaja bastante e para diferentes lugares. Ele os retrata, muitas vezes com bastante precisão, como se desejasse, como ele mesmo diz, "fazer com as mãos o que a máquina fotográfica faz".
Também percebemos um gosto por retratar as paisagens noturnas. Ele considera o Noturno um drama e essa é uma atmosfera de sua predileção.
Concordo com Sonia Prieto - que escreveu no catálogo da exposição um bonito ensaio acerca do pintor e sua obra - quando ela nos diz que certos temas urbanos de Giusberti lembram "misteriosas atmosferas de Hopper". Esse foi um dos motivos pelos quais desejei trazer algumas de suas imagens para esse blog e divulgar tal exposição.
Esse trabalho pareceu-me vibrante e terno ao mesmo tempo e que capta o efêmero também porque a pintura é ela mesma uma atividade efêmera e que, no entanto, pelas mãos do artista é capaz de captar a variada e rica expressão da vida humana nas cidades. Utilizando-se do que Prieto chamou de "armas tradicionais - telas, tintas, pincéis" o artista comprova que a pintura é fonte inesgotável de reflexão e da própria expressão do que se pode pensar acerca dessa mesma vida.
A Galeria de Arte André fica na Rua Estados Unidos, 2.280, em São Paulo. Ela é aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e, aos Sábados, das 10h às 14h.



Serata a Sao Paolo, São Paulo, Brasil, Óleo sobre tela, 172 X 168 cm, 2009



Shakespeares Bar, Londres, Inglaterra, Óleo sobre tela, 121 X 131 cm, 2008



Sunset in New York, Nova Iorque, Estados Unidos, Óleo sobre tela, 126 X 168 cm, 2009


Rapazes em Veneza, Veneza, Itália, Óleo sobre tela, 126 X 168 cm, 2009


Santa Maria Novella, Florença, Itália, Óleo sobre tela, 96 X 126 cm, 2010



Noite no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, Óleo sobre tela, 126 X 168 cm, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário