quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Terrarium by Paula Hayes at MoMA

Quando eu soube dessa instalação de Paula Hayes, no saguão do MoMA, em New York, eu lembrei-me que na minha infância eu achava uma delícia essa prática de plantar plantinhas em vidros, ou seja, o chamado terrarium. Eu tinha um. É interessante essa forma de possuir um jardim porque, de fato, ali temos exposta uma paisagem em miniatura e que é cultivada. As crianças em geral adoram! Eu, por exemplo, ficava imaginando os seres liliputianos que pudessem passear por aquelas miniflorestas. rsrsrsr

Nesse vídeo bacana, que mostra os bastidores da montagem da instalação, a artista vai nos explicando qual foi sua intenção, ou seja, em que conceito se baseia seu trabalho. Além disso, é possível ver que após idealizar as formas dos contêineres é bastante trabalhoso construí-los e para isso são necessários inúmeros colaboradores até a sua conclusão final, e, portanto, para que tudo saia a contento.

Eu penso que quem tiver oportunidade de ir a New York, nessa estação, deveria conferir de perto tal instalação.
No site do MoMA, encontrei esse pequeno texto de apresentação do trabalho e que verti para o português:

Desde a década de noventa, Paula Hayes, artista e paisagista estabelecida em New York, tem produzido esculturas botânicas – vasos moldados organicamente feitos de vidro soprado, silicone, ou acrílico e recheados com uma rica variedade de plantas – que se ampliam a partir do clássico terrarium, por meio de seus contêineres imaginativos e dos universos microcósmicos que eles contém.


Hayes concebeu uma instalação para o saguão do Museu que inclui uma escultura horizontal de aproximadamente 4 metros e meio de comprimento, fixa na parede, e um estrutura livre, contendo uma forma oval e que vai do chão até o teto. De forma orgânica e contendo uma variedade de plantas vivas, os vasos adicionarão uma alegre vitalidade para o saguão, dando vida ao espaço durante o inverno.





Nocturne of the Limax maximus at MoMA
17 de Novembro de 2010 a 28 de Fevereiro de 2011
New York
Museum of Modern Art
Museum Lobby

Nenhum comentário:

Postar um comentário