quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Santa Claus is coming!

Ontem, uma amiga querida, Mariana Missiaggia, que é repórter do Diário do Comércio, estava fazendo uma matéria sobre as cartas que o Papai Noel recebe todos os anos... nos Correios do Brasil. Sim, eu já sabia que as crianças fazem isso. Elas acreditam na existência do Papai Noel e, então, raciocinam: ele distribui os presentes às crianças que o pedem por meio de uma cartinha endereçada ao bom velhinho... Ele mora no Polo Norte... As cartas chegam ao destinatário via Correios... O final desse raciocínio lógico e que, então, essa empresa recebe todos os anos milhares de cartinhas, enviadas pelas crianças do Brasil, ao Papai Noel, o que mora lá no Polo Norte...
Quando eu era criança eu não me lembro de acreditar no Papai Noel. Talvez porque esse mito não foi alimentado pela minha família. Meu pai era um trabalhador, como qualquer outro, e em alguns anos eu podia receber um presente no Natal, em outros não, mas eu sempre sabia que fora o meu próprio Pai quem o comprara ou não, e o tal Papai Noel não tinha nada a ver com isso.
Contudo, não acho que a figura do Papai Noel é execrável. Aliás, muito pelo contrário. Tudo bem, sempre achei estranho que ele não troque de roupas quando vem entregar os presentes no Brasil, um país tropical e também sempre morro de dó dos velhinhos que, por serem sósias do Papai Noel, trabalham nos shoppings, no alto verão, com aquela fantasia tão desconfortável. Tadinhos!
Mas a verdade, é que Deus permitiu que as crianças fossem inocentes, para que nós pudéssemos ter profunda simpatia por elas e, então, o Papai Noel existe e ponto final!
A minha amiga que escreveu a matéria sobre as cartinhas nos Correios contou-me uma coisa de cortar o coração, por exemplo. Ela me disse que, nas cartinhas, as crianças pedem de tudo. Ab-so-lu-ta-men-te de tudo! Comumente, é claro, pedem brinquedos, mas há crianças que pedem, por exemplo, itens da ceia natalina... Ela leu uma cartinha em que uma criança pedia um frango assado. E, definitivamente, isso é de chorar.
Eu vou adotar uma das cartinhas. Leia a matéria da minha amiga aqui [Achei muito engraçado, o exemplo de uma cartinha em que a criança diz que o cachorro da casa é mansinho e que ele só corre atrás do carteiro] Faça o mesmo você também e que possamos dizer com Patrick Moberg: Santa Claus is coming!

5 comentários:

  1. Thanks God Santa Claus is coming for special kids!Adorei a parte do país tropical! esse seu blog é lindo mesmo...nunca me esqueço aquela vez que eu até chorei com o post da menina do ônibus com a mãe! bejos e bejos

    ResponderExcluir
  2. Amigo....
    SENSACIONAL....você simplesmente é 10. Suas palavras sempre doce e cativante.
    Parabéns,
    Rita.

    ResponderExcluir
  3. muito legal Josafá abraços e feliz natal pra todos nós

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Eu que nunca respondera nenhum dos comentários posso fazê-lo agora: thank you everybody!

    ResponderExcluir