segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Você vai conhecer o homem dos seus sonhos

Acabo de chegar do Cine Belas Artes. Fui à pré-estreia de Você vai conhecer o homem dos seus sonhos, de Woody Allen. Todas as outras pessoas da cidade tiveram a mesma ideia e aproveitaram o feriado para conferir o novo filme do diretor a estreiar por essas paragens.
A sorte é que o pessoal bacana do Belas Artes mudou o filme de sala para abrigar a multidão. A sessão era única, às 17 horas.
Eu e uma amiga querida ficamos super felizes. Ver um filme de Woody Allen para quem sempre gostou do diretor é uma esperança renovada.
Uma característica extremamente difícil de se conquistar, mas na qual ele está se tornando cada vez mais um mestre é a de poder falar de coisas muito complexas de uma maneira muito simples. Por exemplo, da espiritualidade humana. Eu notei isso desde o filme anterior. Allen está se permitindo pensar que há um mundo invisível que influencia o visível. Nem sei se isso é consciente, mas é magnífico e emocionante de se ver em um homem da estatura de Woody Allen.
E ele faz isso de maneira discreta, delicada, apenas sendo o grande diretor de cinema que sempre foi.
A direção dos atores é de uma riqueza sem igual. Banderas está tão bem no filme que eu nem notei que era o Bandeiras. Ele é um dos homens dos seus sonhos, of course! Mas não é o único nesse filme não, não se engane...
Vou dizer bem resumidamente o que eu aprendi com o filme:
Que não podemos ser egoistas e tampouco orgulhosos (se assim acontecer a vida dará conta de devolver-nos os frutos desse horrível comportamento!)
Que não podemos sentir culpa, demasiadamente;
Que não podemos ser preguiçosos;
Que temos que nos permitir amar a nós mesmos e que, então, o amor aos outros vai acontecendo junto;
Que é uma grande bobagem temer a velhice e, portanto, temer a morte;
Que você pode acreditar em Espíritos, se quiser e puder;
Que você pode acreditar em reencarnação, idem;
Que mentir para os outros é muito, muito feio e que mentir para si mesmo, então, é horrível!
Que sempre há um futuro;
Que nós estamos construindo esse mesmo futuro o tempo todo: na teia das relações.
Ah, também não devemos ter nenhum tipo de preconceito (quem aprender todas essas lições, não terá preconceitos. rsrsrs)
Obrigado mestre Woody Allen pela alegria de aprender com seus filmes a ser mais gente e, portanto, a amar do modo como podemos amar, por ora. Em qualquer tempo e idade!

Vejam o trailer, sobretudo, vejam o filme!

5 comentários:

  1. Nossa, Ju! Quanta coisa!!!! Mas devo reconhecer que eu tb aprendo muito com filmes... Vou assistir, obrigada! Bj, Claudia Nathan

    ResponderExcluir
  2. Claudia linda!
    Eu acho que eu aprendi muito mais: isso foi o que deu para dizer! rsrsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oláááááááááá´meu amigo !!!!!

    Menuda sorpresa !!! Ya la presentaron allá ¿sí?... y yo estoy que levito, que no toco con la punta de los pies ene l suelo (ese sucio suelo!) esperando el momento de "vivr" la nueva de Woody !!!
    Te gusto ¿eh?... sí e sím, e SIM guto !!! Claro !!!
    Y yo espero, como un caimán a su presa y como un depresivo su jornada de arcoiris !!!
    Espero este después de ese Whatever works que me prometí verías y viste y disfrutaste ¿sim?
    ¡pues claro que sí!!!!
    Y agora dizes (entre outras moitas coisas):

    "Que não podemos sentir culpa, demasiadamente;

    SzSzSz !!! Pues claro companheiro !!!
    La Biblia de los Woodyadictos (más un poco de comprimidos, sulfamidas, antidepresivos y algunas armas para defenderse del Frente Judaico de Salvacion...(recuerdo a los Python)...

    Cuanta genuinidade en tanto pouco tempo e, bom, todas as vidas en essas vidas e en os corações dentro dos corações roubados dos artistas...

    Amo o cinema de Allen como si fora a "menorah" de nove filmografias perfeitas desde "Take the Money and Run" (uma das minhas "pelís" preferidas para o combate contra a pertinaz tristeza) e passando por aquela inolvidável Manhattan "in black and white" (¡when I fall in love!) ou a genial "Match point"...

    Love and only love to Woody, the genious !!!

    E agora, reprimindo (ou intentando) meus sentimentos de inveja (meu Deus, invídia com maiúsculas !!)vou esperar a ocasião para gozar de "You Will Meet a Tall Dark Stranger" e, seguro, seguro, seguro, escreverte e comentar todo !!

    E nada mais zagalinho. Que um abraço forte para você e, bom, a próxima my friend !!

    ResponderExcluir
  4. WA FOREVER!!! (rs)
    bj
    kika

    ResponderExcluir
  5. Enric magnífico!

    Então tenho que escrever about cinema para reunir você e kika novamente por aqui!

    Que delícia quando abri essa caixa de comentários e vi esse texto exultante. Gosto de você porque você é exatamente isso: alguém que exulta pela arte! Pelo bom cinema sobretudo!

    Na segunda foi feriado aqui no Brasil (a data da proclamação da nossa República...) Então, fui ao cinema com esse desejo feliz de quem sabe que vai encontrar um cinema de verdade. Que beleza meu amic!

    Eu fiquei feliz de tê-lo por aqui especialmente porque eu pensei em você quando assisti ao filme e também enquanto postava about. Eu sabia que estava fazendo um programa que você faria! ;-)


    E Kika linda: WA FOREVER AND EVER!!!

    beijo no coração dos dois: Enric from Catalunha and Kika from São Paulo

    ResponderExcluir