terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bubuiar

Quando eu estava lendo a Introdução de João Meirelles Filho para seu livro Grandes Expedições à Amazônia Brasileira, deparei-me com essa frase do autor: Ao escrever essa obra, muitas perguntas vêm à tona, de bubuia. Eu nunca tinha ouvido essa última palavra que ele empregou. Inicialmente fiquei chocado, então, eu, no alto dos meus 42 anos, desconheço uma palavra da língua portuguesa! rsrsrs

Sei que parece absurdo nutrir esse tipo de sentimento, mas pode acontecer de ficarmos aborrecidos por desconhecermos uma palavra da própria língua, ainda mais quando frequentamos o dicionário com tanta frequência, quanto eu o frequento. Evidentemente, também fiquei ao mesmo tempo feliz, como sempre acontece quando aprendo algo novo: posso agora incluir bubuia no meu vocabulário individual, que maravilha!

Descobri, então, que bubuiar é o mesmo que boiar, flutuar e que é uma palavra de origem Tupi, a língua dos nossos ancestrais indigenas, os brasileiros anteriores a todos nós.

Comentei com uma amiga que eu tinha aprendido uma palavra nova! Mania de professor que adora divulgar novos conhecimentos. rsrsrs Mas minha amiga, que não é nenhum um pouco boba, disse-me que já conhecia a palavra: "Ah, é da música da Céu!". Pronto. Fiquei siderado. Então, existe alguém que se chama Ceú e que "canta" Bubuia!
Nesse fim de semana, minha amiga enviou-me o arquivo com a música.



Compreendi tudo: há uma moça linda, cantora encantadora, que inclusive chama-se Céu. Sim, ela pode bubuiar e antes de todos nós!
;-D

Bubuia


já que não estamos aqui só a passeio
já que a vida, enfim, não é recreio
eu vou na bubuia, eu vou 

flutuo, navegando, sem tirar os pés do chão
365 dias na missão
eu vou na bubuia, eu vou 

subo o rio no contrafluxo à margem da loucura
na fé que a vida após a morte continua
eu vou na bubuia, eu vou 

entoa uma toada em dia de noite escura,
na sequência, na cadência, na fissura,
eu vou na bubuia, eu vou suave bebendo água na cuia
olho aberto, papo reto o peito como o samba
nenhum receio do lado negro da lua, que me guia,
na bubuia eu vou, na bubuia, eu vou..

o destino é um mar onde vou me desfazer
com o pente a deslizar na correnteza do viver
na bubuia eu vou... eu vou na bubuia eu vou...


2 comentários:

  1. Essa versão da Céu é linda! Linda!
    Ela também é uma coisa de bonita, né?! A foto que vc pegou é daquelas de "pra sempre!".

    Vamos, então, na bubuia, que afinal, são tempos de estar assim, espertos, mas mas não duros, atentos, mas também abertos a dar, a compartilhar, a viver soltamente a fraternidade que tentaram nos fazer crer que não serve pra nada. E é condição fundamental, imprescindível, humana. Simples assim, na bubuia.

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    Eu também pensei o mesmo quando ouvi a música prestando atenção na letra: isso de estar 365 dias na missão exige estamos espertos, atentos, mas abertos, soltos também, assim, de bubuia...
    Amei essa foto também! ;-D

    ResponderExcluir