quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um mundo sem medidas



Ontem, uma amiga foi até o MAC USP para ver a mostra Um mundo sem medidas, e ficou encantada. Quando ela contou-me e eu vi essas imagens, também fiquei com vontade de visitar essa exposição.
Segundo o release que recebemos, tal exposição tem seu eixo em questões relativas à fábula, ao imaginário e à imaginação. A curadora, a francesa Valérie Marchi, inspirou-se nas divagações de Alice no país das maravilhas [um tema inesgotável desde que Lewis Carroll escreveu a obra, não é mesmo?] ao selecionar obras de 11 artistas contemporâneos franceses.

A exposição já acontece desde novembro do ano passado e fica em cartaz até 31 de janeiro.


Foram selecionados fotografias, pinturas, desenhos, esculturas e projeção dos artistas:
Agnès Accorsi, Simone Decker, Jeremy Dickinson, Jean-François Fourtou, Bertrand Gadenne, Gilbert Garcin, Mireille Loup, Françoise Pétrovich, Philippe Ramette, Samuel Rousseau e Gabriela Vanga.






O interessante é que a mostra traz obras em escalas discrepantes, que confundem o público, seja por meio de registros dos gigantescos e coloridos chicletes mascados de Simone Decker que "invadem" Veneza, ou nas imagens em P&B de autorretratos de dimensões liliputianas de Gilbert Garcin.


Quando vi essas imagens pensei: acho que a proposta é fazer com que nos sintamos como Alice quando caiu na toca do coelho e, pelo material de divulgação que recebi, isso ficou confirmado. Para a curadora: o expectador perde as certezas do cotidiano, como Alice ao cair na toca do coelho. Para ela, a mostra convida o visitante a perder-se no espaço expositivo, onde as coisas seriam o que não são, devido às dimensões e jogos de escalas das obras. As obras expostas são sustentadas tanto por contos de fadas como de sonhos, medos e fantasmas da infância, afirma Marchi, acrescentando ainda que o caráter onírico e lúdico desses trabalhos oferecem diversas leituras tanto para adultos como para as crianças.

É um excelente programa para as férias, sem dúvida.

Mostra: Um mundo sem medidas
Até 31 de janeiro de 2010.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 10 às 18 horas
sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas.
Entrada gratuita. \o/
Classificação etária indicativa: livre.
MAC USP - Cidade Universitária
Rua da Reitoria, 160
11. 3091-3039
Agendamento para visitas - 11 3091-3328

Nenhum comentário:

Postar um comentário