terça-feira, 23 de junho de 2009

As princesas decaídas de Dina Goldstein


Ontem, eu postei imagens que foram divulgadas mundialmente com as personagens do filme Alice no País das Maravilhas, a adaptação do clássico de Lewis Carroll que está sendo dirigida pelo cineasta Tim Burton e que terá lançamento em março de 2010. A minha amiga Lilian adorou as imagens, porque adora a Alice, de Lewis Carroll, e antes mesmo de saber de onde vinham, sugeriu-me que eu fosse ver outras e eu fui.
E assim, conheci o trabalho da fotógrafa canadense Dina Goldstein. No trabalho intitulado Fallen Princesses, Dina põe personagens dos contos de fadas em cenários de nossos dias. Ela diz ter encontrado inspiração para esse trabalho ao observar crianças de 3 anos fascinadas pelas personagens dos contos de fadas, a partir das versões da Disney. Pesquisando os contos originais dos irmãos Grimm, por exemplo, notou que nos contos a coisa toda era mais barra pesada do que as versões adocicadas da Disney sugerem: afinal, como nos diz Dina, nas versões da Disney, a história sempre começa com uma mulher vilã e termina com um final feliz, em que o príncipe salva o dia e transforma uma linda jovem, vitimizada, em princesa.
Em sua interpretação dos contos, ela sugere que àquelas imagens idealizadas das princesas de Disney sejam justapostas as imagens da realidade das mulheres que ela própria conhece em nossos dias, com os problemas todos que as afetam.
Vale a pena conferir as demais, a Branca de Neve acima é só um aperitivo : -D
http://www.dinagoldstein.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário