segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Knitta Please

Magda Sayeg é fundadora da Knitta Please, uma ação que começou tomando o mundo com a arte do tricô: fora de casa e nas ruas. A simples justaposição desse material, tecido e inserido dentro de um ambiente urbano, terminou por inspirar uma nova geração de tricoteiras, que trabalham tendo em vista não mais um único propósito para o tricô. Trata-se de uma nova abordagem para a confecção de malhas, para além dos pressupostos de uma tradição. Além disso, ela adiciona uma nova leitura para um material que não fora utilizado anteriormente no mundo da arte de rua.
No seu site ficamos sabendo que, quando Magda Sayeg começou a Knitta Please, em 2005, essa era o que seria sua resposta ao processo de desumanização do ambiente urbano. Ao inserir a arte feita à mão em uma paisagem de concreto e aço, por exemplo, ela adiciona uma qualidade humana que raramente existiria ali, de outro modo. Lá no seu site, ela nos sugere que Knitta Please representa uma energia presente, vinda do tricô e mais amplamente da tecelagem, e ainda dando um aceno para a poderosa história dessa arte. Seu trabalho tem sido reconhecido por ser influente tanto para a arte de rua, como para o artesanato de tricô.

Magda Sayeg vive em Austin, Texas.

Além do site oficial, o blog da garota é uma delícia de visitar. Eu trouxe para cá imagens de ambos. Mas não deixe de conhecê-los.
Eu penso que é uma contribuição ao mundo muito delicada, sobretudo por que envolve (literalmente) os objetos desse mundo não apenas com a lã e a linha mas também com carinho, tecendo, assim, aquilo que podemos chamar de talento, beleza, simplicidade, paciência e amor: todas as qualidades e sentimentos humanos de que carecemos. ;-)






4 comentários:

  1. Oi Josafá!
    Você bebe de boas fontes, heim? Está sempre trazendo artistas e suas obras inusitadas, lindas e de muita sensibilidade. Muito legal isso!

    ResponderExcluir
  2. Valéria,

    Fico felicíssimo que nossa ação também lhe agrade! Nosso desejo é trabalhar nesse sentido mesmo! Muito legal você me dizer isso tudo! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Além do trabalho ser muito interessante, o resultado plástico é sensacional. Beijocas, Josafá.

    ResponderExcluir
  4. Nilza, você está linda de fotógrafa! Sensacional mesmo esse trabalho. Pena que ela não veio ainda dar um trato em uns cantinhos nossos de São Paulo. ;-D

    ResponderExcluir