quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Noite que Fica

Amanhã, teremos um acontecimento muito especial. O Belas Artes no seu endereço tradicional terá o seu último Noitão. Vamos todos celebrar o Cinema! Cinemão de Arte! Cinemão Independente! Cinemão Cult! Cinemão. ;-)

Vejam que programação bacana os meus amigos do Belas Artes prepararam. Vou reproduzir o release tal como eu o recebi da assessoria de imprensa da Pandora Filmes.

Eu estarei lá. Vamos todos? ;-)

BELAS ARTES
apresenta
Noitão
A Noite que Fica

Como já é de conhecimento público, o Belas Artes deixará o seu tradicional endereço, na famosa esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, mantendo a promessa de reabrir em outro lugar.

Com isso o Noitão, evento que teve a sua primeira edição em junho de 2004, chega à sua 80ª edição em tom de despedida temporária. Sim, pois tão logo o Belas Artes ganhe novas instalações, a maratona voltará para a alegria de milhares de cinéfilos e notívagos, que ao longo desse tempo assistiram a mais de 200 filmes na calada da noite.

E a programação preparada para fechar as cortinas tem gosto especial. Nesta sexta, 14 de janeiro, a partir das 23h50, serão exibidos cinco filmes que marcaram o Noitão ao longo desses anos de intensa atividade, incluindo um filme-surpresa. Seleção: Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas Del Monton, de Pedro Almodóvar; Nikita, de Luc Besson; Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino; A Festa Nunca Termina, de Michael Winterbottom. O filme-surpresa também é um cult.

Cada espectador poderá assistir a três filmes, é só escolher a sua seleção na hora de comprar o ingresso.

Entre as sessões do Noitão, todos os espectadores participam de sorteios de brindes e ao final da última sessão é oferecido um café da manhã para todos os "sobreviventes".

PEPI, LUCI, BOM Y OTRAS CHICAS DEL MONTON
Espanha, 1980, cor, 85 min., 14 anos.
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Eva Siva e Julieta Serrano.

Uma jovem que vive sozinha em Madri dedica-se a uma pequena plantação de maconha na varanda de seu apartamento. Um dia um vizinho policial percebe algo errado e resolve ir até lá verificar a infração e acaba por violentar a moça que, inconformada, pede para que os seus amigos roqueiros preparem uma terrível vingança.

NIKITA
(Nikita)
França, 1990, cor, 98 min.
Direção: Luc Besson
Elenco: Anne Parillaud, Jean Reno e Jeanne Moreau.

A jovem Nikita é presa por assassinato e uso de drogas, porém o Estado decide utilizá-la como assassina profissional, devido a sua grande coragem e habilidade em empunhar armas.

CÃES DE ALUGUEL

(Reservoir Dogs)
EUA, 1992, cor, 100 min., 14 anos.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth e Chris Penn.

Um bando, formado por seis elementos, planeja um roubo de diamantes, cada um deles usando um pseudônimo associado a uma cor. Porém, na hora H algo sai errado e todos eles mais um policial passam horas de tensão e desespero em meio a sessões de tortura, num galpão abandonado.

A FESTA NUNCA TERMINA
(24 Hour Party People)
Inglaterra, 2002, cor, 115 min., 14 anos.
Direção: Michael Winterbottom
Elenco: Steve Coogan, Shirley Henderson e Paddy Considine.

Inspirado pelo sucesso dos Sex Pistols, um grupo de amigos montam um selo musical que acaba contando com alguns dos principais grupos musicais em surgimento do momento, entre eles Joy Division e Happy Mondays.

2 comentários:

  1. Me incomoda, sabia? Acho incrível o modo como os paulistanos aceitam - sempre - que certos lugares e certas histórias sejam postas abaixo como se não fizesse a menor diferença... Depois vão pra Europa e ficam encantados com a preservação de prédios, com os cafés e cinemas centenários, etc. Hipocrisia? Alheamento político? Falta de relação com a cidade? - que, aliás, anda bem caída, né...? Lamento muitíssimo que o Belas (que pelo menos conseguiu tirar do seu nome aquele feioso HSBC...) seja desalojado assim, sem mais.

    Em todo caso, vida longa ao Belas! Viva o Belas! E todas aquelas pessoas ótimas que, há muito tempo, fazem dele O cinema desta cidade!

    luciana

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão. Temos muito ainda que aprender, ó quanto!!!
    Sim, o barulho necessário de protestos, em torno da questão, tem sido feito por poucos. Parece que consideram outras questões ainda mais urgentes, sempre e a Cultura fica na garupa da história.
    Bem, o proprietário do prédio tem no nome Maluf: o que não é um bom sinal... Ah, não é mesmo! ;p

    ResponderExcluir