sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nina Pandolfo

,
Hoje, a partir das 19h, será a abertura, na Galeria Leme, da exposição Desafiando Sonhos (muito sugestivo o nome, não é mesmo?) da artista plástica Nina Pandolfo. Nina é uma grafiteira, como tantos outros que admiro. Aqui ela retoma o trabalho com pincéis, mas também utiliza o spray.
No release que recebi, comentam que a artista amadureceu, e um sinal desse amadurecimento seria o fato de que o entorno entre as figuras não remetem mais ao universo infantil, tão intensamente, como no passado. Nessas imagens a gente até percebe que isso aconteceu, mas vale para elas o mesmo que vale para nós outros, todos: a criança continua dentro. ;-D
Fiquei curioso para conhecer uma instalação que também integra o conjunto da exposição. Nela teremos um quadro elíptico que, justamente por sua forma, teve que ser realizado em ferro e que apresenta camadas de pintura, feitas em vidro, e que são sobrepostas e, dentro, graças à ação de motores, plumas voam entre as imagens. Já posso imaginar a sensação que isso deve nos dar! \o/. Não lhes parece que tudo isso é de muito bom gosto?
Para quem não conhece a artista é importante saber que ela tem muito prestígio (e merecido).
Nina Pandolfo participou de diversas exposições nacionais e internacionais, entre elas: Life´s Flavour, Carmichael Gallery of Contemporary Art, Los Angeles, EUA (2010); Re-Criation II, Ogilvy & Mather New York, EUA (2010); Graffiti Gone Global, Miami Beach, EUA (2009); Between Us, Gallery Maskara, Mumbai, Índia (2008); The graffiti Project - pintura da fachada do Castelo de Kelburn, Glasgow, Escócia (2007), entre outras.

Nina Pandolfo nasceu em Tupã, São Paulo, em 1977. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.

Abertura: 1º de julho – 19h
Até 7 de agosto 2010

Rua Agostinho Cantu, 88
São Paulo - Brasil
Seg - Sex 10 - 19h
Sab 10 - 17h
Tel.: 11 3814.8184
info@galerialeme.com
http://www.galerialeme.com/

2 comentários:

  1. Muy apreciado Josafá:

    Me resulta de gran interés la exposición de esta artista cuyos orígenes se encuentran en el arte del graffiti. No diré yo que "ha elevedo el graffiti a la categoría de arte", pues siempre consideré esta forma de expresión como una manifestación artística tan válida como todas las demás.

    Las obras que Nina Pandolfo presenta en esta exposición se me antojan, diría, como "sofisticadamente infantiles". Es innegable que la artista maduró, pero también lo es que conserva dentro de sí ese niño que todos llevamos dentro.

    Casualmente, en mi último post presento un filme corto griego en el que aparecen graffitis llenos de vida y sentimientos. Aquí te dejo el ticket para que puedas asistir a la proyección:

    http://lapasiongriega.blogspot.com/2010/07/la-chica-en-el-muro.html

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Nikos Emanuel,
    Que sintonia boa essa!
    Eu falei da exposição dessa artista e você falando de outra fonte da mesma seara...
    Eu gosto tanto de grafite, muito amiúde falo dessa forma de expressão por aqui. No Brasil e no mundo temos tão bons artistas que se sentem mais a vontade nos muros do que nas galerias, embora essas últimas se renderam de todo a esses artistas, o que eu aplaudo.
    Acho que as mensagens do coração devem estar em todo lugar, não é mesmo?
    No momento estou em um computador que não me permite ver filmes (o que é lamentável), mas chegando em casa, irei correndo ver esse link e ver esses grafites cheios de vida e sentimentos, que é tudo o que nos alegra e fortalece.
    Concordo com a sofisticação infantil que vistes no trabalho de Nina. Afinal, o melhor de tudo é crescer mantendo a criança que carregamos dentro de nós bem cuidada. Quem descuida da criança, normalmente, não consegue atingir nenhuma sofisticação, o que talvez seja afinal "crescer". ;-D
    Vou lá ver seu post. Aguarde!
    Obrigado pela visita e
    um grande abraço.

    ResponderExcluir