segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Ciumeira" by Chico


Estou tendo uma experiência muito sofisticada de leitura: leio o mais recente romance de Chico Buarque publicado: Leite Derramado.
Penso que essa experiência é sofisticada porque esse autor está, como nos diz Leyla Perrone-Moisés, em plena posse de seu talento e de sua linguagem.
A personagem principal, por sua vez, está no leito de um hospital e sua fidalguia, a que tanto alude, é tão somente uma sombra que recobre todo o seu passado, como também o passado do Brasil, tão cheio de fidalgos outrora...
Assim, temos demonstrada uma visão muito crítica da nossa história e também muito humana da história da personagem. Sentimos e compreendemos quais são seus excessos e, ao mesmo tempo, percebemos que o que se está a tratar é da própria condição humana, ali exacerbada em sua mortalidade tão latente.
Compartilho um trecho que gostei de ler, porque, por um acaso, ele alude ao ciúmes e eu tenho com a personagem e narrador uma cumplicidade em relação a essa visão possível acerca desse sentimento:


Com o tempo aprendi que o ciúme é um sentimento para proclamar de peito aberto, no instante mesmo de sua origem. Porque ao nascer , ele é realmente um sentimento cortês, deve ser logo oferecido à mulher, como uma rosa, senão , no instante seguinte ele se fecha em repolho, e dentro dele todo o mal fermenta. O ciúmes é então a espécie mais introvertida das invejas, e mordendo-se todo, põe nos outros a culpa da sua feiura. Sabendo-se desprezível, apresenta-se com nomes supostos, e como exemplo cito a minha própria avó, que conhecia seu ciúmes como reumatismo.



Não é ótimo isso?! \o/
Eu penso que aqueles que não curtem Chico Buarque como romancista são invejosos, ou seriam ciumentos do talento alheio? Não, nesse caso é inveja mesmo! A inveja pura e simples nunca poderia ser oferecida como flor, em nenhum dos seus estágios.

11 comentários:

  1. Adoro passar por aqui e aprender!!! Esse seu blog vou te falar, é melhor que muita faculdade!!!! rsrrsrs Viva o Josafa \0/
    Bjo querido!

    ResponderExcluir
  2. Yves,
    Que saudade!
    E que elogio agradável de ouvir!
    Que bom que eu te conheço, rapaz.
    um beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. è, ciúme tem que aparecer na hora, mesmo que seja no meio de um almocinho gostoso...
    Inveja, por sua vez, chega, no máximo, ao estatuto de alface, isso quando é verdinha, né?
    Vou morrer de saudades!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Lilian,
    Amei as relações que vc estabeleceu.
    Ai, que mulher esperta e ótima e linda! ;-D
    Bon voyage!
    beijos

    ResponderExcluir