quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Olhares Cruzados no Parque


Realizar um retrato é observar um visível que nos olha, que respira, que indaga. Alternar-se na posição de sujeito e objeto dessa observação é trabalhar a linguagem da pintura à luz da identidade, invertendo logo a seguir essa posição, num movimento pendular, escreve Hélio Schonmann, artista plástico, participante do Coletivo Água Branca e responsável pela organização da intervenção que o coletivo preparou ao convidar doze artistas que farão, no dia dezenove de dezembro, intervenção sobre as paredes de vidro de uma construção, situada em meio ao Parque da Água Branca.

Eu gosto muito de coletivos de artistas e por isso faço questão de divulgar mais essa ação desse Coletivo Água Branca que é muito simpático porque estão sempre pintando o sete nesse parque do qual o coletivo toma o nome emprestado e que é uma delícia de frequentar. Eu também divulguei aqui a última intervenção que eles fizeram por lá Translúcidos na Água Branca

Schonmann ainda nos conta, no material de divulgação que recebi, que a inversão de papéis, a que ele se referiu no texto acima, acontecerá no dia da intervenção, quando os participantes estarão se alternando, como artistas e como modelos. Já o público, o observador da ação, terá uma inédita aproximação com o processo de elaboração das imagens – a tal ponto que ele poderá como que tocá-las, pelo lado externo, enquanto o trabalho é realizado. Esse suporte é sem dúvida atraente por si só e, como também nos conta o artista, ele será a chave formal dessa intervenção-exposição, tornando as imagens visualmente penetráveis – umas pelas outras – viabilizando a interação, não somente entre as que são vizinhas num mesmo plano, mas entre aquelas realizadas sobre paredes distintas, transformando a espacialidade da obra em importante protagonista do evento.
Tomara que o dia 19 de dezembro seja um sábado de muito sol em São Paulo e possamos curtir uma manhã ou uma tarde, ou um dia inteiro (porquoi pas?) naquele parque. Eu estou muito interessado em ver os artistas em ação e o resultado desse trabalho coletivo.
Intervenção

Local: quiosque nº 8, Parque da Água Branca, São Paulo

Data: 19/12/2009

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Exposição

20/12/2009 a 31/1/2010

Horário: diariamente, das 6h às 17h50min.

Artistas

Altina Felício, Ângela Barbour, Constança Lucas, Elias Júnior, Fernando Cherubim, Francisco Maringelli, Hélio Schonmann, Lúcia Neto, Paulo Barreto, Pedro Maluf, Rubi, Sérgio Kon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário