domingo, 22 de novembro de 2009

Make love not war



A Coleção Folha Grandes Museus do Mundo traz, em seu segundo volume dedicado à National Gallery, de Londres, reproduções das obras-primas mais célebres das coleções daquele museu. Eu ganhei os volumes 1 e 2 da Coleção, por isso tive oportunidade de ler a ambos. O primeiro volume é dedicado ao Museu do Prado, em Madri, que possui em seu acervo o magnífico Jardim das Delícias, de Hieronymus Bosch.
Eu estou achando o texto de Daniela Tarabra, a especialista que comenta cada quadro, de altíssimo nível. Dá gosto ler suas descrições dessas obras. É como se fosse uma pequena aula durante um determinado trajeto dentro de cada museu.

Eu apreciei particularmente o texto em que ela fala desse quadro, Vênus e Marte (cerca de 1485), pintado por Sandro Botticelli, e que pertence ao acervo da National Gallery.

Abaixo do detalhe do deus Marte, Tarabra salienta: Marte, adormecido, repete a postura clássica de muitos sarcófagos da idade imperial romana, que Botticelli evoca com um desenho delicado e de refinada afetação. Os pequenos sátiros, certamente a um sinal de Vênus, despertam o deus nu do sono profundo, e o amor vencerá mais uma vez a guerra.

Não é lindo? Eu acho que esse quadro é uma das primeiras manifestações do ideal hippie na história: Make love not war. Totalmente Flower Power! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário