quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vertigem by Os Gêmeos









Para quem ainda não conhece esses artistas, a Wikipédia informa que Os Gêmeos são uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos [eu conheço uma galera sensacional que estudou nessa escola e que a chamam carinhosamente de Cacá], começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena local, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.
Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.
Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona
. [eu quero conhecer a todos!]

Devidamente apresentados, vamos à exposição que já causou sensação por onde passou, o que não poderia ser diferente. Agora, ela chegou em São Paulo e está no Museu de Arte Brasileira da FAAP.
Nesses trabalhos a técnica do grafite, da qual são mestres, caminha em diálogo estreito com instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros.
Pelo que podemos constatar por essas imagens, trata-se de fato de uma Vertigem. Nesse sentido, o título da exposição é bastante apropriado, uma vez que as imagens são um tanto surrealistas, na mesma medida em que há um ingenuidade e um lirismo latentes nessas figuras.
O colorido é bastante brasileiro, lembra um pouco dos rincões do Brasil, na perspectiva do nosso folclore, naquilo que é sua vertente a mais popular possível. Algumas personagens também remetem diretamente ao universo urbano, que sempre os acolheu e de onde esse trabalho extrai a inspiração para o desenvolvimento de sua temática variada.
Além do que foi visto no Rio de Janeiro e Curitiba, por onde a exposição já passou, Os Gêmeos prepararam obras especialmente concebidas para o espaço do MAB, aqui em São Paulo.
Eu quero ir! \o/

Entrada Franca. Oba!
De 25 de outubro a 13 de dezembro de 2009
3a a 6a- feira, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
MAB Museu de Arte Brasileira
Rua alagoas, 903 - prédio 1 - Higienópolis - São Paulo

2 comentários:

  1. eles são ótimos, né?!
    boa exposição,

    bj

    ResponderExcluir
  2. São. E eu estava lendo uma entrevista deles naquela revista da folha, Serafina, e achei que eles são ainda mais ótimos do que eu já pensava.
    Obrigado Kika!

    ResponderExcluir