sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Uma exposição imperdível






Gosto muito de Pierre Verger, esse francês amante da diversidade do mundo!
Hoje, recebi um e-mail bacana do pessoal da Baobá Comunicação e que falava dessa exposição que, sem dúvida, será emocionante. Um mergulho na Andalucía de um pouco antes da Guerra em excelente companhia: pelas lentes de Verger.
Compartilho as informações do texto do e-mail:

Exposição fotográfica “Pierre Verger – Andalucía, 1935” chega a São Paulo onde permanece na Galeria Olido de 30 de outubro a 22 de dezembro.
Em continuidade à itinerância da exposição Pierre Verger – Andalucía 1935, com imagens da vida cotidiana da região de Andalucía no verão de 1935, nas vésperas da Guerra Civil Espanhola, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Embaixada da Espanha, o Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID - Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento trazem a mostra para a Galeria Olido.
Após passar por Belo Horizonte (Museu Inimá de Paula), Brasília (Instituto Cervantes), Rio de Janeiro (Museu Histórico Nacional) e Belém do Pará (Museu da Universidade Federal do Pará), as 70 fotografias em branco e preto no formato 60x73cm, poderão ser vistas na Galeria Olido de 30 de outubro a 20 de dezembro de 2009.
Pierre Verger, fotógrafo, etnólogo e viajante incansável dedicou sua vida e obra fundamentalmente ao estudo da sobrevivência das culturas das populações da África Negra em seu continente de origem e na diáspora africana na América. Antes de começar suas pesquisas sobre as culturas africanas, pesquisadores da Fundação Ceiba encontraram no arquivo do fotógrafo imagens da Espanha, especialmente de sua estadia em Andalucía e, posteriormente, nos diversos países ibero-americanos.
Esta mostra tem um enorme valor testemunhal porque, surpreendentemente, alguns registros fotográficos de grande qualidade de um autor tão transcendental (reconhecido internacionalmente, além de estudioso das culturas africanas, como um fotógrafo excepcional), passaram despercebidos e praticamente desconhecidos até que foi possível realizar esta exposição pela primeira vez em Sevilha, no ano de 2006, e planejar sua posterior itinerância.
Atividade complementar
Na ocasião da inauguração, haverá a palestra de um dos curadores da exposição, Jesús Cañete, intitulada “Pierre Verger, um olhar nômade na Espanha de 1935”, no dia 29 de outubro às 19h, na Sala Azul – 2º andar – Galeria Olido .
Esse é um tipo de programa que eu considero imperdível!!
Importante: A Galeria Olido fica na Avenida São João, 473.

Nenhum comentário:

Postar um comentário