segunda-feira, 20 de julho de 2009

As Matryoshka Dolls e a Arquitetura








Aconteceu-me uma coisa típica de quando se navega nos mares da Web. Ou ao menos possível, graças.

Hoje, eu estava pensando o quanto aprecio as Matryoshka dolls que são aquelas bonequinhas russas, brinquedo tradicional daquele país. Trata-se de uma série de bonecas e que são guardadas, uma dentro da outra: da maior, sempre exterior, até a menor, a única que não é oca.
Então, fiquei procurando imagens da bonecas, no São Google, porque pretendia falar do fascínio que sempre tive por elas e porque acho que são mesmo uma metáfora perfeita do nosso ser interior: penso que trazemos dentro de nós todas as nossas idades, desde a atual, essa de que se reveste minha aparência e minha persona e que busco expor. No entanto, habitam dentro de mim um outro, anterior, e, ainda, um anterior e anterior... até mesmo o bebê que eu fora continua aí ou lá: quando cessa a possibilidade de memória ou de lembrança do ser que se fora, anteriormente.

Estava nessa pesquisa, web adentro, quando me deparo com esse projeto magnífico de arquitetos alemães, FNP architekten, (quem souber alemão pode visitar o site deles
http://www.fnp-architekten.de/projekte/projekte01.html e mesmo que, como eu, não saiba, saiba que os projetos são lindos de se ver. ;D)

Esse projeto, cujas imagens trouxe para cá, procurou converter uma ruína quase destruída, datada de 1768, em uma "Matryoshka dolls house". Uma estrutura pré-fabricada, com as aberturas respectivas para portas e janelas daquela ruína, foi colocada diretamente dentro das paredes da velha casa, mas sem destruí-las. Depois, foi só acrescentar um teto para a estrutura. Et voilà, temos uma casa nova, absolutamente charmosa e que respeita um princípio muito em voga entre alguns arquitetos contemporâneos: o de remodelar espaços com intervenções mínimas.

Essas informações eu não poderia obter no site citado, mas descobri noutro, em que se falava da exposição que ocorreu no ano passado, REACTIVATE!! Espacios remodelados e intervenciones mínimas , no Espai d' Art Contemporani de Castelló, na Provincia de Castelló, que fica a uma hora de Valência, na Espanha.
É também muito bom conhecer o site dessa instituição: http://www.eacc.es/

Queria falar da Matryoshka dolls e, por fim, falei acerca de um projeto arquitetônico concebido por seres humanos excelentes. Que bom que esse mundo contém, como parte de si (como acontece com a boneca) uma gente boa como essa! ;-D

2 comentários:

  1. Olá Josafá!

    Parabéns pelo Blogue!
    Muito bom mesmo.

    Gostei muito e já votei no TopBlog.
    Estou concorrendo também com o www.poesiaemblog.blogspot.com, e aguardo sua visita e o seu voto.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir