quinta-feira, 16 de julho de 2009

Após a leitura de um romance


peça publicitária da livraria Anagram Bookshop, em Praga, que Julia www.juliarodrigues.com enviou para o Alessandro Martins do blog www.livroseafins.com.br

Terminar a leitura de um romance de que se gostou do começo ao fim. A sensação é boa. Há aí um sentimento de dever cumprido. Era a leitura também uma tarefa. Não como as outras. Tarefa desnecessária, inútil mesmo, sobretudo sob o ponto de vista da praticidade e da emergência do trabalho produtivo que, para alguns, é o que se faz a troco de dinheiro. Não. Ninguém paga a mim um salário para que eu leia um romance. E, ainda assim, eu leio um romance. Nele encontro os meus iguais, encarnados nas personagens cujo espiríto que lhes é próprio está nas Letras. É o alcançável através de um jogo discursivo, engendrado por meio de uma narração, em que é fundamentalmente importante o papel do narrador.
Daí esse sentimento que tenho e do qual ainda não falei, o de que a tarefa que o romance me impôs, como leitor, ao se impor a mim, como objeto de leitura, era uma tarefa de cunho espiritual. Sim. Meu ser elevou-se em direção ao desconhecido daquela proposição e que veio de um Outro (o do autor e do meu próprio).
Também havia uma fusão de gêneros: uma História antiga e renovada, um Pensamento esboçado, o seu pouco (ou muito?) de Filosofia, e ainda um tanto de psicologia aplicada, penso que algo até mesmo muito próximo do que o exercício psicanalítico pode ser.
O que, possivelmente, acontece é que o romance desperta o meu Cinema interior. Um sonhar acordado, a experimentação do que é puro Devaneio.
Se essa experiência não for suficiente, há ainda uma utilidade suplementar na leitura de um romance: auxilia-nos na busca do que ouso chamar Sabedoria.

2 comentários:

  1. Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria "VARIEDADES" e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.
    Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
    Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Kinha,
    Já votei. Parabéns pelo seu Blog!
    Obrigado por me seguir.
    Vou seguir o teu, of course.

    ResponderExcluir