terça-feira, 21 de julho de 2009

Argentina Hoy: mais um destaque


Leandro Erlich, o rapaz acima, é argentino e mora em Nova York. Trata-se de mais um artista cujo trabalho pode ser apreciado na mostra Argentina Hoy, em cartaz no CCBB. (Conoces a Flavia Da Rin?) Uma amiga disse-me que quando viu sua instalação que trouxeram para essa exposição, havia um grupo de crianças, escolares, sendo guiados por uma instrutora da exposição. As crianças adoraram! Eu também achei absolutamente divertida, minha amiga idem.

O trabalho desse artista nos propõe uma situação de absurdo a partir da nossa própria observação do real. Vemos algo bastante real, verdadeiro, a partir do que consideramos assim, porque confiamos em nossa capacidade de percepção visual. Isso tudo em um primeiro momento, mas a medida em que me desloco pelo espaço, observando o mesmo objeto, sob outro ângulo, noto que tudo era ilusório e sou arremessado em direção ao absurdo e cômico. Ledo engano dos sentidos provocado pela obra ;-D
É também o que acontece nessa outra instalação, de que trouxe a imagem, e que se chama Swimming Pool. Quando o visitante está no primeiro piso, ele vê uma piscina cheia, a escadinha, a água, enfim uma piscina completa e, no fundo da piscina, pessoas vestidas e agindo normalmente: paradas, caminhando, aliás, como se não estivessem debaixo d’água! Ao descer para o piso inferior ele é agora parte daquele cenário e simplesmente vê que se trata de uma piscina vazia. Uma imensa peça de acrílico cobre a piscina e suporta uma determina quantidade de água, criando a ilusão que tivemos no primeiro piso.
Leandro Erlich nos faz pensar, ao desorientar nossos sentidos e, sendo assim, também nos diverte.
A instalação que se encontra em Sampa é uma surpresa, certamente. Vocês não querem ver?

3 comentários:

  1. Kika vc quer me matar de saudades?!
    Que ótimo. Vc ainda não tinha votado. rsrsrs
    Vc sabe, eu tenho curtido fazer esse blog de uma maneira que virou amor verdadeiro, e, assim, quando soube que eu estava na lista dos 100 mais votados (até agora) eu, de verdade, quero acreditar que todos os que votam, têm essa atitude dentro desse espírito de reciprocidade.
    E assim, acho que a blogosfera tem sido esse lugar do prazer gratuito e do encontro possível com pessoas que nos dão muito prazer em conhecer. Como você!

    ResponderExcluir
  2. ahhh, nao fala assim que esse teclado eh bizarro e nao consigo achar todos os acentos e pontuaçao pra poder te responder direito! mas paciencia.. Eu to viajando (inclusive devo ir a sp), entao tenho usado pouco o computador. Olha, eu nao votei antes pq eu nem sabia do q se tratava, nao foi ma vontade ou preguiça, ou falta de vir aqui, pois sabe bem como apareço sempre. Eu soh sou meio distraida! Parabens entao por estar entre os 100 mais! Chic!

    "Minha resposta with all of the myself inside, indeed." rsrs.. fofo!

    adorei te conhecer por aqui tb!

    e adorei o post, se der tempo quero tentar ver.

    bjs

    ResponderExcluir