domingo, 12 de julho de 2009

Cuide de você


Ontem fui ao Sesc Pompeia ver a exposição Cuide de Você, de Sophie Calle.
Fiquei tão contente da famosa exposição, após ter passado por Paris, Nova York, Veneza e Canadá, ter chegado a São Paulo, finally.
O mote da exposição, como já tive oportunidade de dizer por aqui (Cuide-se bem com Sophie Calle), foi uma carta (ontem descobri que foi um e-mail!) que Sophie recebeu de um ex-namorado, o escritor Grégoire Bouillier, rompendo o relacionamento (a gente recebe a cópia do texto do e-mail, traduzido, logo no início da exposição). Sophie, então, convidou 107 mulheres, famosas e anônimas, amigas ou estranhas, para analisar, interpretar e, assim, “responder” à mensagem daquele texto, e também de seus subtextos.
O rol de mulheres é o máximo: inclui a mãe da artista, a compositora Laurie Anderson, a DJ Miss Kittin, as atrizes Jeanne Moreau, Victoria Abril e Maria de Medeiros e várias profissionais: linguista, revisora, sexóloga, juíza, delegada, taróloga, antropóloga, designer, assistente social, criminologista, clarividente etc. É engraçadinho o vídeo da papagaio fêmea repetindo Prenez soin de vous...
Eu senti uma certa generosidade no evento. Generosidade da artista ao se expor, afinal ela levou o que também costumamos chamar “um pé na bunda”. Há também a generosidade de todas as mulheres que participam com sua solidariedade, formando um painel de análises que realmente disseca aquele e-mail do rapaz, e com isso temos um panorama riquíssimo de respostas, algumas técnicas, outras mais acadêmicas, muitas performáticas. No fundo, todas emocionais.
O vídeo com a Jeanne Moreau é uma sensação. Também gostei muito de uma garotinha de 10 ou 12 anos, que ao ler o e-mail concluiu que aquele homem é triste. Ela foi a mais delicada e eu acho que ela tem toda a razão!

7 comentários:

  1. Gostaria muito de ver essa exposição. Pena que, como sempre, nada em Belo Horizonte...

    arthurguerra@globo.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, uma pena mesmo! Parece que depois de São Paulo, ela vai para o MAM de Salvador, Bahia (o que já é uma coisa bem diferente, ou seja, não vai para o Rio o que costuma ser mais comum.)
    Já notei que BH fica mesmo meio isolada de vários circuitos... Eu sentia esse mesmo isolamento quando morei em Brasília. E lá ainda acontecia alguma coisinha.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que você deveria ligar para as amigas antes de ir à exposição, convidando, especialmente quando estamos em férias e as amigas sentem saudfades e teriam adorada ir à exposição com você!!!!!

    ResponderExcluir
  4. pelo menos em BH tem cinemas, e eu aqui no interior?! (a pessoa que comenta o comentário alheio)! Por isso ando gastando mais tempo q gostaria na minha bolha cibernética. E ficando chatinha. E eu ia comentar sobre o post, mas acho que ia soar chata, e não quero que me ache chata, então não, eu te poupo..

    adoro seu blog, já notou, né? e vc escreve tão bonitinho..

    bom, deve ter sido legal mesmo a exposição.

    bj.

    ResponderExcluir
  5. Lillian,
    É verdade eu poderia sim ter ligado! Mas é que não passou pela minha cabeça que alguém se disporia a sair de casa, numa tarde de sábado quando chovia torrencialmente. Eu achei que só eu seria capaz de sair de casa para ir ao Sesc ver uma exposição sob aquelas condições metereológicas. rsrsrs
    E, vc sabe, gente solteira está acostumada a fazer programas sozinho, o que eu acho é um defeito, mas que pode ser consertado. Depois dessa "bronca", vou ficar mais ligado. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Kika,
    é impossível vc ficar chatinha. Aliás, eu gosto de vc mesmo quando vc se imagina chatinha. rsrsrs
    Ah, e dê um jeitinho de vir para sampa de vez em quando ou de quando em vez...
    Eu acho até que esse conselho também vale para o nosso amigo de BH.
    Quando eu vivia em Bsb eu dava o tal jeitinho e vinha para cá. Juro!

    ResponderExcluir
  7. que bom!!

    e qto a ir a SP, teoricamente eu moro aí, mas estou viajando há quase 2 meses, e já sinto os efeitos de algumas abstinências.. é assim a vida..

    bj

    ResponderExcluir