quarta-feira, 30 de março de 2011

Stephen Wiltshire

Hoje, navegando pela web, encontrei esse trabalho que eu admiro muito e mais ainda por conta de que seu autor tem uma história de vida que é de sucesso, mas sobretudo de superação.
Fico sempre emocionado em saber que há mistério divino na criatura humana.

Ele tem um site lindo e lá eu encontrei esse texto de apresentação do qual fiz essa versão para o português. Enjoy it!


Stephen Wiltshire é um artista que desenha e pinta paisagens bastante detalhadamente. Ele tem um talento especial para o desenho realista, ou seja, representações precisas das cidades, às vezes, depois de tê-las observado apenas brevemente. Ele foi premiado com um MBE por serviços para o mundo da arte, em 2006. Ele estudou Belas Artes na City & Arts Guilds College. Seu trabalho é popular em todo o mundo, e está presente em uma série de importantes coleções.


Stephen nasceu em Londres, em 24 abril de 1974, seus pais são indianos.  Quando criança, ele era mudo e não se relacionava com outras pessoas. A partir dos três anos, ele foi diagnosticado como autista. Na ocasião, ele não tinha nenhuma linguagem e viveu inteiramente em seu próprio mundo.

Aos 5 anos de idade, Stephen foi enviado para Queensmill School, em Londres, onde notaram que o único passatempo que ele gostava era de desenho. Logo ficou evidente que ele se comunicava com o mundo através da linguagem do desenho; primeiro animais, em seguida, os autocarros de Londres e, finalmente, edifícios. Esses desenhos mostram uma perspectiva magistral, um traço lunático, e revelam um talento natural inato.




Um artista autista, Stephen Wiltshire desenha e pinta paisagens detalhadas e intricadas, puramente de memória.
Esse panorama de Londres, por exemplo, assim como um outro painel de 18 metros retratando a cidade de Nova Iorque foram ambos baseados em suas lembranças de passeios aéreos, o de Nova Iorque, de helicóptero, durou apenas 30 minutos. Isso não é incrível? 

3 comentários:

  1. Oi Josafá!
    Esta é mesmo uma história de superação!
    Ele tem o dom da arte, que trabalhos lindos, você vê e sente a textura, com os olhos,rsrs, é demais!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um trabalho muito bonito. Gosteo d traços simples, mas gostou muito mais de tudo que tem muitos detalhes e complexidade. Me lembrou imediatamente de fotos em preto e branco feitas com filme com ISO alto. Muito granulado, ou nesse caso, muita textura, como disse a Valéria. Taxi and cobbled alley foi o que mais gostei. E ainda aprendi como se fala paralelepípedo em Inglês!

    ResponderExcluir
  3. Valéria,
    Eu achei incrível também!
    Luis,
    o site dele é bem bacana também né?

    Vocês dois chamaram a atenção para a textura. É verdade! O desenho deve ser feito com muita força e precisão...

    um abraço para os dois! ;-)

    ResponderExcluir